Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicologia Jurídica

Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicologia Jurídica

Apresentação: Este curso prevê conteúdo programático em cinco grandes áreas da Psicologia Jurídica: – Psicologia Investigativa – Psicologia Criminal – Psicologia Forense – Psicologia Penitenciária – Psicologia Policial *Programa em conformidade com a normas do CFP – Conselho Federal de Psicologia A Psicologia Jurídica, também denominada Psicologia Judiciária ou Psicologia Forense, se estabelece na interface entre o Direito e a Psicologia. Tanto a Psicologia como o Direito trabalham com o mesmo objeto: o comportamento humano. Enquanto a Psicologia direciona-se pelo mundo do ser e seus processos psíquicos conscientes e inconscientes individuais e sociais, o Direito está na busca do dever ser e tenciona regularizar e legitimar os comportamentos humanos. A crescente demanda oriunda do Poder Judiciário, na busca de laudos, perícias, mediações e de consultorias que possam determinar as reais motivações do comportamento, quer seja imputável, semi-imputável ou inimputável, evidencia-se a cada dia, a importância do trabalho interdisciplinar entre os profissionais da Psicologia, do Direito, da Medicina, Serviço Social, Ciências Sociais e Educação. A especialização em Psicologia Jurídica supre a lacuna existente na formação do profissional, vez que tanto os cursos jurídicos como os de psicologia não contemplam essa disciplina em suas matrizes curriculares. Os estudos psicojurídicos, incluem a avaliação de transgressores e vitimas, bem como dos sujeitos envolvidos em processo e procedimentos legais.

  1. Programa:
  • Duração: 24 meses
  • Aulas: 01 encontro presencial por mês (Sexta: 18h às 23h / Sábado: 8h às 18h) .
  • Obs: Programa em conformidade com a normas do CFP - Conselho Federal de Psicologia
  • Aulas Presenciais: 360 h
  • TCC: 40 h
  • Estágio supervisionado para Psciólogos: 120 h a ser realizado na própria cidade onde o aluno reside, através de convênio com o IPEBJ.
  • Estágio não supervisionado para não psicólogos:120 h a ser realizado na própria cidade onde o aluno reside, através de convênio com o IPEBJ.
  • Atividades extras: 80 h
  • Carga horária total: 600 h
  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO através do site.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 17/03/2017 18:00

Fim do evento: 17/03/2019 18:00


E-mail: ipebj@ipebj.com.br
Site: http://www.ipebj.com.br/curso/psicologia-juridica
Telefone: (16) 3043-5638
Endereço: Hotel Mar Palace Copacabana - Av. Nossa Senhora de Copacabana, 552 - Rio de Janeiro-RJ