Curso SON-R 2 ½-7 [a], com a Palestrante – Camila Akemi Karino

Curso SON-R 2 ½-7 [a], com a Palestrante – Camila Akemi Karino

Capacitar psicólogos e estudantes de Psicologia a aplicar, corrigir e interpretar os resultados do teste SON-R 2 ½-7[a]. Esse teste, destinado a crianças entre 2 anos e meio e 7 anos, se diferencia dos testes tradicionais de inteligência por buscar mensurar o potencial para aprendizagem da criança, ou seja, a inteligência fluida. Ao final do curso, espera-se que os participantes entendam os diferenciais do teste, como aplicá-lo e como melhor utilizá-lo como instrumento de avaliação psicológica e neuropsicológica.

  1. O SON-R 21/2-7 [a] é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência geral.
  2. Atende tanto a crianças típicas, como crianças com diversos típos de deficiência. Por não depender de habilidades linguísticas, ele se torna adequado à crianças com necessidades especiais de linguagem, fala ou comunicação, como surdez, autismo e transtornos de desenvolvimento. Além disso, o teste também é adequado para imigrantes, cuja a primeira língua é diferente da falada no lugar de moradia.
  3. Seu objetivo é a avaliação geral do desenvolvimento e das habilidades cognitivas, através de quatro subtestes, que avaliam habilidades espaciais, viso-motor e raciocínio abstrato e concreto.
  4. Difere de outros testes não-verbais para crianças, na sua combinação de:
  5. Abordagem amigável - no estilo de administração e na atratividade dos materiais;
  6. Pessoal - aplicado de acordo com a particularidade de cada criança;
 
  1. 1. Fundamentação Teórica dos testes de inteligência;
  2. 2. Breve histórico do SON-R 2 ½-7[a]
  3. 3. Características e diferencias do teste SON-R 2 ½-7[a]
  4. 4. Evidências psicométricas do instrumento
  5. 5. Modo de aplicação
  6. 6. Role play de aplicação do teste
  7. 7. Cálculo dos escores
  8. 8. Interpretação e uso dos resultados
 
  1. Ministrante:
  2. Dra. Camila Akemi Karino é psicóloga e Mestre pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília com estágio sanduíche na Universidade de New Brunswick, Canadá. Entre 2006 e 2010, trabalhou como psicometrista junto a Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação do Cespe-UnB. Entre 2010 e 2014 foi coordenadora-geral de Instrumentos e Medidas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Trabalhou na pesquisa de normatização do teste SON-R 2 ½-7[a] para o Brasil, sendo uma das autoras do manual. Tem atuado na área de Avaliação Educacional, Construção de Instrumentos de Medida, Teoria de Resposta ao Item, Teste de Inteligência, Ansiedade e Psicometria. Atualmente é Diretora de Avaliação da Geekie Desenvolvimento de Software.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 11/03/2017 09:00

Fim do evento: 11/03/2017 17:00


E-mail: cursos@nucleomedicopsicologico.com.br
Site: www.nucleomedicopsicologico.com.br
Telefone: (51) 3350-5033
Endereço: Avenida Assis Brasil 3532 - Sala 515 - Porto Alegre/RS