Notícias

28/02/2018 - 10:39

Fator de Qualidade ANS: prazo termina em 9 de março

Profissionais de saúde e clínicas terão mais tempo para responder o questionário de certificação da Agência Nacional de Saúde Suplementar

Fator de Qualidade ANS: prazo termina em 9 de março

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou até 9 de março o prazo para que profissionais de saúde e clínicas possam preencher o questionário de certificação do Fator de Qualidade (FQ). O FQ reflete a qualificação do prestador e é usado como critério para reajuste dos contratos entre operadoras de planos de saúde e prestadores, quando há previsão de livre negociação e não existe acordo nos primeiros 90 dias do ano.

A base utilizada para atualização dos valores é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aplicado a um dos três níveis do Fator de Qualidade: (A) 105%, (B) 100% e (C) 85%. Sua aplicação depende do cumprimento dos requisitos de qualidade previstos na Nota Técnica nº 87/2017.

Todos os prestadores privados podem responder aos questionários. As informações obtidas também servem de base para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss).

Ao final da apuração de dados, a ANS divulga a lista de prestadores que preenchem os critérios relativos aos níveis 105% e 100% do FQ.

Saiba mais

Questionários

Critérios do Fator de Qualidade