Notícias

31/07/2015 - 15:59

Fórum de trabalhadores do SUAS e comissão de psicólogos na assistência social são criados no Acre

Criação aconteceu por meio de articulações entre conselhos nacionais e regionais de Psicologia e Assistência Social, além de sindicatos, acadêmicos e trabalhadores

Fórum de trabalhadores do SUAS e comissão de psicólogos na assistência social são criados no Acre

Com apoio da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), foi criada, no último dia 16 de julho, a Comissão Estadual de Psicólogos na Assistência Social do Acre (COEPAS-Acre). A iniciativa foi resultado da articulação entre CFP e o Conselho Regional de Psicologia do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima (CRP -20ª região).

A criação da COEPAS-ACRE foi um passo fundamental para a concretização do Fórum Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FETSUAS-Acre), já no dia 17 de julho. A entidade já vinha sendo discutida entre essas instituições, com apoio do Sindicato dos Sociólogos, dos conselhos Regional (CRESS) e Estadual de Assistência Social (CEAS) do Acre, além da orientação do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS do estado (FNTSUAS-Acre).

A COEPAS-Acre e o FETSUAS-Acre foram anunciados em eventos realizados no Auditório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Acre, entre os dias 16 e 17 de julho, com a participação dos representantes das entidades envolvidas e gestores da assistência social do município e do estado. Trabalhadores do SUAS local e de alguns municípios, como Manoel Urbano, Xapuri e Capixaba, além de acadêmicos, professores, aposentados de varias categorias profissionais, também estiveram presentes.