Notícias

15/08/2007 - 10:09

Fórum defende ensino voltado para atenção integral à saúde

Especialistas e representantes de conselhos profissionais de 14 áreas da saúde foram unânimes em defender nesta manhã o atendimento com equipes multiprofissionais e de forma interdisciplinar nos centros do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta foi feita durante o primeiro painel do 2º Fórum de Promoção Integral na Área da Saúde, promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família e pela Frente Parlamentar da Saúde na Câmara.

No modelo de saúde integral, segundo os especialistas, o cidadão é atendido por profissionais de todas as áreas, para cuidar da saúde da pessoa e não apenas dos momentos em que ela está doente.

Atuação em conjunto
Os participantes chegaram ao consenso de que é preciso modificar a educação para que os profissionais sejam formados com essa visão de atuação em conjunto. A professora de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vera Maria da Rocha, disse que, além das universidades, os conselhos profissionais precisam colocar à disposição dos profissionais já formados a discussão sobre esse tema.

O evento foi organizado pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde, que é integrado pelos conselhos de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e técnicos em Radiologia.

O coordenador do Fórum, Geraldo Guedes, explicou que, embora importante, o SUS é apenas um aspecto, mas não esgota as ações em saúde. Para ele, o papel dos conselhos precisa ser de pressionar também por educação e cidadania, que trazem ainda mais resultados que as ações próprias da área.

 

Fonte: agência Câmara