Notícias

30/07/2014 - 14:23

I Seminário de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos da Região Norte

Inscrições vão até dia 4 de agosto

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos da Região Norte, que será realizado no dia 4 de setembro, em Manaus/AM. O evento – organizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) da 20ª região (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), em parceria com os CRPs da 10ª região (Pará e Amapá) e Tocantins (23ª Região) – tem vagas limitadas (250), que devem ser preenchidas até o dia 4 de agosto pelo seguinte endereço eletrônico: http://www.congresso2014.abrasme.org.br/

A iniciativa do encontro, que acontecerá na Universidade Nilton Lins, auditório Vânia Pimentel, tem o propósito de dar continuidade à proposta de regionalizar as discussões referentes à atuação do (a) psicólogo (a) nas políticas públicas indígenas, valorizando as experiências desses (dessas) profissionais nos diferentes locais ou contextos em que estão inseridos.

Programação

Pela manhã, a mesa de abertura “Povos Indígenas, Psicologia e Políticas Públicas” será composta pelos (as) presidentes dos CRPs 20 (Gibson Alves dos Santos), 10 (Jureuda Guerra) e 23 (Tássio Sales), além dos palestrantes Lucas da Silva Nóbrega (Psicólogo e Coordenador do programa de Saúde Mental Indígena SESAI – Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde) e João Paulo Tukano (antropólogo social). A mesa será coordenada por Ermelinda do Nascimento Salem José (Prof.ª Dr.ª da Fapsi – Faculdade de Psicologia da UFAM).

À tarde, para debater o tema “Direitos Humanos, Políticas Públicas de Saúde e Educação Indígenas”, os palestrantes serão Egydio Schwade (Indigenista e coordenador do Comitê Estadual da Verdade – AM), Edson de Oliveira (Prof.º Dr. da Faculdade de Direito da UFAM) e Gersem Baniwa (Prof.º Dr. da Universidade Federal do Amazonas). A coordenação é de Elciclei Faria dos Santos (Prof.ª Ma. da Faced- Faculdade de Educação da UFAM – Programa de Formação Superior de Professores Indígenas).

A última mesa do evento tratará sobre “Psicologia e Povos Indígenas: Experiências do Sistema Conselhos de Psicologia”, com as participações da psicóloga Lumena Celi Teixeira (membro do G. T. Psicologia e Povos Indígenas do CRP06 -SP) e representantes dos CRPs da Região Norte: CRP 20 (AM-RR-RO-AC), CRP10 (PA-AP) e CRP23 (TO).