Notícias

14/09/2012 - 19:22

Inscrições abertas

VII Concurso de Especialista em Psicologia

Estão abertas as inscrições para o VII Concurso de Especialista em Psicologia, de 13 de setembro até 25 de outubro de 2012, pelo site da quadrix

As áreas do concurso são: clínica, do esporte, do trânsito, escolar/educacional, jurídica, organizacional e do trabalho, psicomotricidade, psicopedagogia, social e neuropsicologia.

As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Natal (RN).

PROVAS: dia 25/11/12 no período vespertino

Mais informações em: http://www.quadrix.org.br/concursoespecialista2012.aspx

Comentários

59 comentários

qual o conteúdo para psicologia organizacional e do trabalho.

Alissandra Braga - 18/09/2012 16:50

Qdo irá abrir para Psicologia Hospitalar?

Prezada Alissandra, ainda não tem data definida. Oportunamente será informado aqui na página do CFP.

Qual será o dia da prova?

MARIA DA GUIA RAMOS - 18/09/2012 18:38

GOSTARIA DE SABER A DATA DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO PARA ESPECIALISTA E SE HAVERÁ INDICAÇÃO DE UMA BIBLIOGRAFIA PARA QUEM VAI SUBMETER-SE À MESMA.
SOU GRADUADA EM PSICOLOGIA HÁ QUASE 13 ANOS COM FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA JUNGUIANA E ATUO NA ÁREA CLÍNICA DESDE ENTÃO. PORÉM, O CURSO DE FORMAÇÃO EM ANÁLISE NÃO ERA RECONHECIDO PELO MEC. HÁ 11 ANOS SOU INTEGRANTE DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE PREPARA E REALIZA A CIRURGIA BARIÁTRICA. DURANTE ESSES ANOS ME SUBMETI A ESTUDOS INTENSOS SOBREA A PSICOLOGIA CLÍNICA EM ESPECIAL, VOLTADO PARA OS ASPECTOS REFERENTES À PSICOLOGIA DA OBESIDADE E A ALGUNS CURSOS DE EXTENSÃO.
GOSTARIA DE SABER SE ATENDO AOS REQUISITOS EXIGIDOS PARA A PROVA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA NA ÁREA CLÍNICA.
ME UTILIZEI DESSE ESPAÇO POR NÃO TER ENCONTRADO ESSAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NO SITE.
OBRIGADA!

Ana Luiza Amaral Ruiz - 20/09/2012 18:03

Seria possível saber conteúdo para Psicologia Social? Grata.

Ieda Maria Rocha - 22/09/2012 7:18

Gostaria de obter informacoes de quando ira abrir prova de especializacao na area hospitalar?

Prezada Ieda, ainda não tem data definida. Oportunamente será informado aqui na página do CFP.

JOSÉ LINALDO DE OLIVEIRA - 24/09/2012 18:56

qual o conteudo de Neuropsicologia

gostaria de saber o de psicopedagogia qual a bibliografia.

Ivonete Ramos - 25/09/2012 14:00

Gostaria de saber o conteudo de psicologia social

Adriana Farias - 25/09/2012 21:20

Boa noite, gostaria de saber a data das provas para especialista nas áreas clínica e de neuropsicologia, sou de Brasilia. Também gostaria que enviassem a bibliografia de cada uma dessas áreas.

Prezadas, prezados,
As informações sobre o concurso de título de especialista podem ser obtidas no site: http://www.quadrix.org.br. Neste site é possível acessar o edital do concurso com os requisitos, o conteúdo programático e uma sugestão de bibliografia.

Meire R. L. Nunes - 27/09/2012 16:08

Sou Psicóloga pelo nº 08 09673, já tenho um título por prova do quadrix, posso concorrer a outra área, é permitido ter dois títulos de especialista por concurso.
Obrigada
Meire Regiane Lourenço Nunes

Prezada Meire,
A Resolução CFP n. 13/2007 que Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro informa:
Art. 9° – O profissional de Psicologia poderá obter até 02 (dois) títulos de Especialista.

Tem como me informar qual é o conteúdo para psicologia social? Obrigada pela atenção!

Olá!

O Edital, período de inscrições, conteúdo programático e bibliografia podem ser acessados no site http://www.quadrix.org.br.

Josefa Irami Mendonça - 01/10/2012 17:53

Boa noite,gostaria de saber o conteudo para psicologia do trânsito.Prova especialista.

Olá!

As informações estão no sitte http://www.quadrix.org.br.

João Júnior - 03/10/2012 22:24

Boa noite!Gostaria de saber se haverá divulgação de bibliografia para a prova em Especialista em Psicologia escolar/educacional.

Fernanda - 05/10/2012 7:59

Bom dia,
Qual a diferença em ter um título de especialização (pós-graduação) e o título de especialista?
Outra questão: quem já tem mestrado, qual a contribuição que tem, em termos de currículo, o título de especialista?

Prezada Fernanda,
Existem os cursos de especialização que são reconhecidos pelo Mec e os cursos de especialista reconhecidos pelo CFP.
O título de especialista em Psicologia é uma referência à maior dedicação do profissional na área da especialidade, não se constituindo condição para o exercício profissional de psicólogo.

patricia - 07/10/2012 11:16

Sou formada há 4 meses, posso me submeter ao exame?

Prezada Patrícia,
O edital do Concurso refere:
DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS:
3.1 O candidato deverá ser psicólogo com mais de 2 (dois) anos de inscrição em Conselho Regional de Psicologia, contínuos ou intermitentes, contados até a data de realização das provas, e estar em pleno gozo dos seus direitos

Dessa forma, só é possível participar do Concurso o profissional com 2 anos ou mais de inscrição no CRP.

Jeane Carvalho - 08/10/2012 8:47

Para o título de especialista em psicologia social eu poderia apenas comprovar mais de 5 anos de prática profissional conforme art. 5º da resolução cfp 013/2007, ou tenho necessariamente que fazer o concurso para o título de especialista?

Prezada Jeane,

A Resolução do Conselho Federal de Psicologia que Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro é a CFP n. 13/2007. E esta Resolução informa:
Art. 4º – Novas especialidades poderão ser regulamentadas, pelo CFP, sempre que sua produção teórica, técnica e institucionalização social assim as justifiquem.

Art. 5o – Na hipótese de o CFP regulamentar nova especialidade, será facultada a obtenção do título por experiência comprovada ao psicólogo que se encontra inscrito no Conselho Regional de Psicologia por, pelo menos, 5 (cinco) anos, contínuos ou intermitentes, em pleno gozo de seus direitos, o qual deverá apresentar os documentos a seguir identificados, comprovando a experiência profissional na especialidade por igual período.
Dessa forma, segundo a Resolução citada acima, como a especialidade de Psicologia do Social não se enquadra como uma nova especialidade, então, a concessão do Título de Especialista só se dá por Concurso de Provas e Títulos e por Conclusão de Curso de especialização credenciado pelo CFP.

ESMERALDA R. DE SOUZA - 11/10/2012 1:08

Boa noite….
Só poderei participar das provas para especialista do transito se tiver atuado durante dois anos???? sou cadastrada como perita examinadora vou poder trabalhar depois do dia 15 de fevereiro de 2013????. Att
ESmeralda R d Souza

Prezada Esmeralda,

quem tem a palavra final para a obrigatoriedade do título de especialista é o Contran e no edital o requisito é estar com 2 anos de inscrição no CRP.

Prezada Esmeralda,
O edital do concurso refere:
3 DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS

3.1 O candidato deverá ser psicólogo com mais de 2 (dois) anos de inscrição em Conselho Regional de Psicologia, contínuos ou intermitentes, contados até a data de realização das provas, e estar em pleno gozo dos seus direitos.

Esclarecemos que a determinação de obrigatoriedade do título de especialista reconhecido pelo CFP para as(o) psicólogas(o) peritas(o) em Trânsito se dá em decorrência das Resoluções 267/2008 e 283/2008 do CONTRAN.

O CFP participa das discussões da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente, que é um órgão técnico, integrado por especialistas, que tem como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para subsidiar as decisões do CONTRAN.

Assim, o CFP não possui competência legal para alterar uma norma do CONTRAN, mas ele tem participado dos debates acerca do título de especialista para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e tem estudado o tema da especialidade obrigatória.
Ressaltamos que, apesar da norma ser do Contran, o CFP apóia a obrigatoriedade do título de especialista pois é uma forma de qualificação e reciclagem profissional.

José Antonio - 16/10/2012 20:29

Achei, no mínimo, muito estranho na bibliografia para Clínica, não constar autores como JUNG, SKINNER, MASLOW, WINNICOTT,etc, etc. Por que não ser mais eclética a avaliação? Ou diferenciada segundo a abordagem adotada pelo psicólogo em sua “clínica” ou práxis?????

Não estou exercendo minha profissão no momento, se não fizer a prova este ano quando terei outra oportunidade? É obrigatório o título de especialização se resolver voltar ao exercício da profissão?

Regina Maura F Teixeira - 17/10/2012 11:48

Solicito informações sobre o conteúdo e bibliografia de Especialista em Psicologia Clínica e se há alguma restrição. Me formei em 2008 em Psicologia com abordagem Junguiana, mas anteriormente já havia me foemado em Arte e Psicopedagogia, em Acupuntura (MTC) e exerço há mais de 10 anos. ATT, Regina Maura.

CLEIDE APARECIDA ANTUNES - 17/10/2012 12:53

Preciso saber onde fazer a incrição para psicológa educaciona e escolar e psicopedagoga.

SOU DE SC QUERO FAZER EM CURITIBA SE AUI NO ESTADO NÃO TEM.

No caso de profissional com vinculo empregaticio, a CTPS serve como comprovacao do tempo requerido de 2 anos?

Prezado Fábio,
O edital refere:
3.2.1 No caso de profissional com vínculo empregatício, constitui documento obrigatório a declaração do empregador (pessoa jurídica), em que deverá constar:
I. identificação do empregador com número do CNPJ e endereço completo;
II. identificação do signatário, que deverá ser responsável legal pelo registro de funcionários, com a citação do cargo que ocupa, ou que ocupou, e número de inscrição no CPF;
III. função exercida, com a descrição das atividades e a indicação do período em que foram realizadas pelo requerente; ou
IV. atividade de supervisão na especialidade requerida e o período dessa atividade, ratificada pelo responsável direto pelo curso e acompanhada do programa da disciplina de estágio, no caso dos psicólogos que comprovarão a experiência profissional por meio da supervisão de estágio em cursos regulares de graduação e pós-graduação em psicologia.

Dessa forma, o registro na CTPS serve como comprovação, entretanto, é preciso uma declaração do empregador informando a função e as atividades exercidas.

ranúzia - 19/10/2012 16:38

Apesar de pertencer ao CRP 01 fiz coloquei BH como local de prova pois estarei lá no dia da prova. Existe algum problema quanto a isso?
O documento complementar é obrigatório, uma vez que recolho o ISS e tenho atuado na área clínica comprovadamente?

Prezada,
Não há problema em realizar a prova em local distinto do Conselho Regional onde se tem a inscrição.
A entrega do documento complementar é obrigatório sim.

No momento estou com serios problemas de saude na familia,sou psicologa do transito há 10 anos,e caso nao possa me submeter a prova de especialista este ano,como ficará a minha situaçao,já que a data limite é até 13/02/13,haverá prorrogaçao desta data?

Prezada,
Esclarecemos que a determinação de obrigatoriedade do título de especialista reconhecido pelo CFP para as(o) psicólogas(o) peritas(o) em Trânsito se dá em decorrência das Resoluções 267/2008 e 283/2008 do CONTRAN.

O CFP participa das discussões da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente, que é um órgão técnico, integrado por especialistas, que tem como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para subsidiar as decisões do CONTRAN.

Assim, o CFP não possui competência legal para alterar uma norma do CONTRAN, mas ele tem participado dos debates acerca do título de especialista para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e tem estudado o tema da Especialidade obrigatória, para se posicionar adequadamente sobre o assunto, inclusive quanto a dilação do prazo para a exigência da obrigatoriedade.

Ressaltamos que, apesar da norma ser do Contran, o CFP apóia a obrigatoriedade do título de especialista pois é uma forma de qualificação e reciclagem profissional.

jose cunha - 21/10/2012 20:17

Termino este ano o curso de psicopegogia, mesmo assim preciso fazer a prova, ou posso fazer de outra.

Prezado,
No edital especifica como requisito básico exigido:
3.1 O candidato deverá ser psicólogo com mais de 2 (dois) anos de inscrição em Conselho Regional de Psicologia, contínuos ou intermitentes, contados até a data de realização das provas, e estar em pleno gozo dos seus direitos.

Existem duas formas de se obter o título de especialista concedido pelo CFP: por aprovação em concurso de provas e títulos ou por conclusão de curso credenciado pelo CFP.

silvia regina ramos - 23/10/2012 18:17

sou credenciada pelo Detran ha 16 anos e vou prestar prova titulo de especialista .caso n aprovada n vou poder exercer , devido resolucao q exige titulo de especialista a partir de fevereiro/20l3.grata.

Prezada,

Esclarecemos que a determinação de obrigatoriedade do título de especialista reconhecido pelo CFP para as(o) psicólogas(o) peritas(o) em Trânsito se dá em decorrência das Resoluções 267/2008 e 283/2008 do CONTRAN.

O CFP participa das discussões da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente, que é um órgão técnico, integrado por especialistas, que tem como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para subsidiar as decisões do CONTRAN.

Assim, o CFP não possui competência legal para alterar uma norma do CONTRAN, mas ele tem participado dos debates acerca do título de especialista para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e tem estudado o tema da Especialidade obrigatória, para se posicionar adequadamente sobre o assunto, também quanto a dilação do prazo para a exigência da obrigatoriedade.

Ressaltamos que, apesar da norma ser do Contran, o CFP apóia a obrigatoriedade do título de especialista pois é uma forma de qualificação e reciclagem profissional.

Ana Cristina - 24/10/2012 12:30

Boa tarde! Trabalhei há mais de 2 anos numa APAE, exercendo a função predominante de psicóloga educacional. Posso tentar o título de especialista em Psicologia escolar/educacional ou deveria tentar Clínica, já que tbém exerci esta função, inclusive em outra instituição. Sou formada em Pedagogia também e penso que Psicologia educacional tem mais a ver com minha prática até agora. Atenciosamente,
Ana Cristina

Senhores,

Gostaria de saber se uma Pós-Graduação do Curso de Especialização em Psicopedagogia Desportiva, com uma carga horária de 380 horas, poderia fazer Inscrição para o curso de Especialização em Psicologia, no ano de 2013.

Poderiam me informar em que site posso encontrar a prova de especialista em transito de 2011,já tentei até no da Quadrix e não consigo achar. Obrigada.

Poderia me informar o ensalamento para prova em Curitiba Pr, endereço onde vai ser realizada a prova.
Obrigado

Legal essa exigência por parte do Contran.

Só esquisito essa galera que trabalha faz 10 anos na área e tem receio de não passar na prova… Infelizmente, recebi a notícia que essa turma que não passou na prova ainda terá autonomia para trabalhar nas clínicas até 2015. Uma pena.

Olá, passei no concurso, mas no edital não informa como proceder para solicitar o titulo de especialista
é necessário entrar em contato via telefone com o conselho federal ou conselho regional?
atenciosamente,
Daiane

Daiane, você deve imprimir a página da homologação e levar os documentos que constam no item 3.2 do edital do concurso ao CRP onde você está inscrita. O prazo para levar a documentação é de até 1 ano após a homologação.

O processo foi homologado e publicado no Diário Oficial. A partir de agora, como devem proceder os aprovados? Como funciona essa entrega do título?

Grata.

A homologação aconteceu dia 5/4. Você deve imprimir a página da homologação e levar os documentos que constam no item 3.2 do edital do concurso ao CRP onde você está inscrita. O prazo para levar a documentação é de até 1 ano após a homologação.

Maria L. Nanni - 21/05/2013 8:08

Olá!
Tira isso do site, já é passado.
grata

CÉLIA MAIA BARROSO - 07/01/2015 15:48

Gostaria de Receber informações de vagas de emprego na Área de Psicologia em Manaus Amazzonas Brasil

CÉLIA MAIA BARROSO - 07/01/2015 15:48

quero informmação de emprego

Niveamara - 06/10/2015 15:50

BOA TARDE,
GOSTARIA DE SABER SOBRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA HOSOPITALAR…
VI NO PSI ONLINE MAS NÃO CONSIGO ABRI O LINK PARA INSCRIÇÃO…
NIVEAMARA SIDRAC CRP11/1112
8599976871

Cristiane karina alves santos franco oliveira - 26/06/2016 7:20

Bom dia,gostaria de participar do Seminário de Trânsito que haverá em BH dia 01/06 no DER local,mas não consigo encontrar o link para inscrição.Obrigada!

Caroline - 14/02/2017 14:38

Boa tarde! Estou de olho no site para não perder a data de inscrição para a prova de Título de Especialista, mas até agora nada. Por favor vocês tem alguma data para me passar, agradeço, CAROLINE.

Adicionar Comentário




Captcha *