Notícias

15/07/2016 - 18:31

Integrante do CFP fala sobre atenção à saúde dos magistrados no 7º CBPOT

Para psicólogo, o tema abre possibilidade de atuação profissional e beneficia servidores do setor Judiciário

Integrante do CFP fala sobre atenção à saúde dos magistrados no 7º CBPOT

O Transtorno mental é a terceira causa de afastamento de servidores do Judiciário. O integrante do 16º Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Eliandro Araújo, identifica nesse dado uma lacuna a ser preenchida pelas (os) psicólogas (os) organizacionais do trabalho e faz do tema seu objeto de estudo acadêmico – apresentado durante o terceiro dia de atividades do 7º Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT).

O conselheiro da autarquia explicou que relações interpessoais conflituosas, ameaças do público que recebe intimações e sentenças e a falta de segurança são alguns fatores que levam ao adoecimento dos servidores. Diante disso, uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exige que os tribunais brasileiros desenvolvam ações de proteção à saúde dos magistrados e servidores. “Nisso o Judiciário é vanguarda. A resolução, além de gerar possibilidade de atuação profissional para a categoria, vai ter impacto para essas pessoas que terão condições adequadas de trabalho e acolhimento se adoecerem”, argumentou.

Durante a mesa “A atuação do psicólogo organizacional e do trabalho no Nordeste: discutindo percepções e alternativas”, Araújo apresentou a situação dos profissionais que atuam no Ministério Público do Estado do Maranhão, seu local de trabalho. De acordo com o psicólogo, o Judiciário maranhense é um dos mais antigos do país, com 202 anos, mas só promoveu um concurso público para contratação de psicólogas (os) em 2005. Ainda assim, Araújo critica o fato de os concursos não serem por área de atuação. “Uma evolução seria fazer um concurso específico para psicólogo da área organizacional e do trabalho, que cuide do trabalhador, da sua saúde mental. Estamos tentando demandar isso no Maranhão”, defendeu. A mesa contou também com a participação de Daiane Bentivi (Ceuma) e Lidiane dos Anjos Santos Andrade (PUC/SP).

O 7º Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) segue até amanhã (16) com atividades científicas e técnico-profissionais. O evento acontece no Centro Universitário de Brasília. Confira aqui a programação.

Leia mais

2º dia do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho é marcado por debates

7º CBPOT tem início em Brasília