Notícias

18/10/2016 - 15:48

Integrante do CFP fala sobre Psicologia do Trânsito em palestra

Em Porto Alegre, conselheiro abordou características da avaliação psicológica e dificuldades da profissão

Integrante do CFP fala sobre Psicologia do Trânsito em palestra

O coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), João Alchieri, ministrou no último sábado (15) uma aula especial sobre Psicologia do trânsito, no Núcleo Médico Psicológico, em Porto Alegre (RS).

Voltada para profissionais que desejam exercer ou já exercem essa especialidade, a palestra abordou as principais características da avaliação psicológica de condutores de veículos e estudou indicadores demográficos de órgãos de trânsito sobre incidentes e acidentes.

Alchieri também tratou das atuais dificuldades do cenário do tráfego e trânsito, principalmente a falta de dados atualizados. “A ausência ou atraso de dados estatísticos fornecidos pelos órgãos – relacionados ao número de carteiras emitidas, por exemplo, e aos incidentes e acidentes – dificulta a atividade do psicólogo do trânsito que, na ausência de informações como essas, acaba apenas administrando testes no processo avaliativo”, explicou.

Vinculado à Faculdade Mário Quintana (Famaqui), o Núcleo Médico Psicológico de Porto Alegre fornece cursos de especialização em diversas áreas da Psicologia.