Notícias

24/11/2014 - 12:00

IV Congresso Brasileiro de Psicologia termina em São Paulo

CFP participou ativamente do evento, onde realizou dezenas de atividades

O IV Congresso Brasileiro de Psicologia (CBP) terminou neste domingo (23), em São Paulo, com cerimônia realizada no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou ativamente do evento, onde realizou dezenas de atividades. Durante o encontro, a autarquia entregou à representante do Ministério da Saúde, manifesto contra o veto da Presidência da República do Projeto de Lei nº 3338/2008, o PL das 30 horas.

O Congresso contou com a realização de centenas de atividades em diferentes formatos, como debates, simpósios, oficinas, mini-cursos, apresentação de pôsteres acadêmicos, lançamentos de livros e atrações culturais. O CFP realizou palestras e mesas de conversa acerca dos temas: Psicologia e Justiça, legalização de drogas e atendimento a usuários, educação e direitos humanos, desafios da assistência social, globalização e psicologia, interrupção voluntária da gravidez e memória da Psicologia Brasileira. Participaram representantes da diretoria do CFP, assim como de seu coletivo ampliado e conselheiros da autarquia.

“Penso que a nossa participação no Congresso foi um grande sucesso. Realizamos debates sobre temas que interessam à categoria e à sociedade. Nossa missão foi cumprida, de nos aproximar e ouvir os profissionais acerca dos temas de seu interesse”, destacou Mariza Borges, presidente do CFP.

A autarquia apresentou, durante o evento, a nova Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social, onde foi demonstrada a proposta de trabalho, objetivos, estratégia e calendário para 2015. A comissão foi criada neste ano com vistas a fortalecer a atuação profissional da Psicologia no SUAS – segundo maior segmento dos profissionais de nível superior dessa política pública.

Além disso, o CFP contou com um estande onde foram disponibilizadas milhares de publicações da autarquia – como a versão atualizada do Código de Ética Profissional do Psicólogo, o novo Jornal do Federal e o Planejamento Estratégico Plurianual do CFP, bem como as mais recentes edições da revista Psicologia: Ciência e Profissão. Os participantes do encontro puderam assistir a vídeos com reportagens sobre as atividades realizadas no próprio encontro e ainda ganharam uma foto impressa de lembrança de participação no Congressão.

Na sexta-feira, dia 21, representantes do CFP entregaram manifesto acerca do veto ao PL das 30 horas à representante do Ministério da Saúde, Lumena Furtado, que se posicionou contrariamente ao Projeto. “Nossa posição é contrária à carga de 30 horas para a Psicologia e qualquer profissão da Saúde. Ele não amplia acesso, não ajuda a chegar a todos os espaços do Brasil uma atenção de qualidade. A gente que está na gestão está acostumado a tomar medidas que vão contra o interesse corporativo”, afirmou. Leia o manifesto aqui.

Realizado pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENBP), composto por 22 entidades da Psicologia, o evento foi proposto sob três eixos principais: Psicologia e Sustentabilidade – cidadania, diversidade e modelos sociais; Psicologia, formação e práticas profissionais na construção de projetos ético-políticos; e Psicologia e Políticas Públicas no enfrentamento das desigualdades sociais. Durante os cinco dias de Congresso, foram apresentados aproximadamente quatro mil trabalhos científicos. O encontro contou com a participação de quase seis mil pessoas.

Conheça o hotsite CFP no CBP