Notícias

28/07/2012 - 11:58

Testes psicológicos

Justiça determina retirada de testes psicológicos divulgados indevidamente em sites de busca

Decisão liminar do juiz da 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal determinou, no dia 19 de julho, que no prazo de 48 horas, sejam excluídas as palavras-chaves citadas em indexadores de busca, relativas a testes psicológicos, inclusive em traduções estrangeiras, bem como a exclusão dos sítios ativos e inativos.

Para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a decisão representa uma importante vitória na proteção dos métodos e técnicas privativas da profissão, resultando na qualidade das avaliações psicológicas, em especial, nos processos de concursos públicos.

Histórico
Desde 2008, o CFP tem tomado medidas visando eliminar a divulgação indevida de testes psicológicos na internet, uma vez que são instrumentos privativos de psicólogos e sua utilização por pessoas não habilitadas configura o cometimento de contravenção penal do exercício ilegal da profissão.

O CFP notificou os principais sítios de busca, como UOL, Bing, Google, Aonde, Buscape, Yahoo, Alta Vista, entre outros, informando sobre a legislação federal, que determina que os testes psicológicos são privativos de psicólogos e pedindo a retirada de material indevido da internet.

Além disso, o CFP também dialogou com a Polícia Federal, para buscar um meio de retirar da internet material privativo de psicólogos em sítios hospedados em provedores estrangeiros, uma vez que outros países não estão submetidos à legislação brasileira.

Entre as várias ações empreendidas pelo CFP, houve também reuniões com o procurador da República, Bruno Caiado de Acioli, que, posteriormente, representando o Ministério Público, ingressou com ação civil pública na justiça federal contra os sites de busca já mencionados, com o intuito de excluir as palavras-chave dos indexadores dos buscadores.

Prejuízos
A ação movida pelo Ministério Público, sustenta que a ampla divulgação de tais informações (testes psicológicos) “prejudica toda a categoria dos psicólogos num de seus mais importantes e eficazes instrumentos profissionais, o que poderá levar a classificação, inclusive, de candidatos sem vocação e despreparados para o desempenho de cargos na Segurança Pública, Magistratura e Ministério Público”, por exemplo.

O autor da ação observou que “o conteúdo dos sítios identificados trazem claras orientações para burlar exames psicotécnicos, configurando crime de violação de sigilo funcional, de divulgação de segredo e/ou de divulgação do segredo profissional”.

Uso restrito
O juiz da 21ª Vara Federal do DF entendeu que conforme legislação vigente, “os testes psicológicos são de uso restrito a psicólogos e para serem aplicados e/ou comercializados devem ser aprovados pelo CFP”.  Para ele,  a permanência da divulgação desses testes psicológicos em ambiente virtual é grave, comprometendo, assim, a sua qualidade psicométrica. Ele esclarece em seu despacho que o candidato, “ao tomar ciência antecipada de seus métodos e critérios avaliativos, vai retratar uma personalidade treinada para o acerto, camuflando, assim, eventuais distúrbios e/ou incapacidades psicológicas para determinadas funções públicas”.

A Assessoria Jurídica do CFP informou que vai solicitar a inclusão do Conselho Federal de Psicologia como autor na ação, ao lado do Ministério Público, tendo em vista o interesse desta autarquia no assunto.

Comentários

94 comentários
Lindolfo Ferreira Neves Junior - 30/07/2012 8:33

Prezados Senhores.Parabenizo a atitute do CFP pelo parecer jurídico favorável que garante exclusividade de acesso a instrumentos técnicos importantíssimos, a quem de direito e habilitado para este fim. Entretanto, a respeito da aplicação de testes realizada por outras categorias profissionais, gostaria de obter esclarecimentos do CFP em relação aos testes do desenho do Relógio e do MiniMental

Marilene Soares do Nascimento - 30/07/2012 10:37

concordo plenamente, até porque na aplicação de qualquer teste existem as variáveis que devem ser observadas com detalhes por parte do aplicador/profissional.

Não só leigos, mas outros profissionais que se dizem conhecedor da psicologia (senso comum) arriscam-se a utilizar.

Obrigada, Boa Sorte para nós profissionais de psicologia

É uma excelente conquista. Parabéns para nós! O outro passo é a aplicação de penalidades mais severas para psicólogos que ensinam testes psicológicos a candidatos de concurso.

Maria Tereza Campos - 31/07/2012 0:02

Parabéns! pela incansavel luta, mais uma grande vitória aos Psicologos.

Márcio Rodrigues dos Santos - 01/08/2012 17:31

Parabéns ao CFP e CRPs.

Simone de Magalhães - 04/08/2012 8:39

Parabéns ao CFP e CRP´s!Fiquei muito feliz ao ler esta matéria e saber que nosso Conselho tem atuado efetivamente. Obrigada, CFP e CRP´s!!

Maria Dulce - 04/08/2012 14:54

É isso aí, com certeza era um absurdo o que ocorria. Trabalho com Avaliação Psicológica e fiquei horrorizada quando tive conhecimento das informações sobre testes e ainda detalhadas em sites na internet.

Ana Carla - 04/08/2012 16:12

Estou feliz com a decisão da retirada do material da internet, e espero que os sites cumpram essa ordem o mais rápido possível, pois ter os testes divulgados na internet prejudica muito a nossa profissão, mais e quanto a punição para quem escreveu o material?? Eu hoje assim que vi essa notícia coloquei no google e o material ainda continua lá, só estarei satisfeita quando quem escreveu o material foi punido e quando realmente os sites obedecerem a decisão judicial.

Laura Marcolino - 04/08/2012 17:55

Prezados colegas e CFP!
Considero importantíssima a atuação do Conselho numa questão de legitimação e respeito pela nossa categoria.
Contudo no que diz respeito ao que trata este parágrafo da notícia acima:
“Além disso, o CFP também dialogou com a Polícia Federal, para buscar um meio de retirar da internet material privativo de psicólogos em sítios hospedados em provedores estrangeiros, uma vez que outros países não estão submetidos à legislação brasileira.”, informo que os sites (hospedados no estrangeiro) continuam no ar,causando prejuízos para nossa categoria profissional e para a sociedade.
Precisamos, urgentemente, adotar medidas coibidoras.
Obrigada!

Esta ação tomada pelo CFP demonstra a participação ativa e operante deste conselho, em proteger um dos mais importantes instrumentos de trabalho dos psicólogos.

Hélio Rolim - 05/08/2012 6:10

Já não era sem tempo,…! Parabéns a toda equipe do CFP!!!

leila da silva cruz - 05/08/2012 11:33

como a Soraya, penso na necessária aplicação de penalidades efetivas para estes crimes.

Maria Jose de P. Silotti - 05/08/2012 15:25

Parabenizo o CRP pela publicação das informações sobre instrumentos tecnicos.concordo que só os profissionais psicólogos podem aplicar testes, e não outros que não são da area e nem do conselho aplicam testes.Aplicar testes é direito do profissional capacitado a psicologo e que esta em dia com o CRP.
abço Psicologa Silotti

Isabel Alvarenga - 05/08/2012 15:42

Que ótima conquista! Nossos instrumentos de trabalho precisam ser utilizados de maneira correta. Só assim poderão alcançar o objetivo a que se propõem. Também concordo que deveria haver penalidades severas para os psicólogos que não tem compromisso com a ética…

Isabel Alvarenga - 05/08/2012 15:44

Que conquista importante para nós psicólogos. Concordo plenamente que deve haver punição severa para aqueles ditos profissionais que não exercem seu trabalho com ética.

rosangela durao de freitas - 05/08/2012 17:43

Parabéns para a nossa classe, continuaremos lutando juntos.

ivonete A vieira - 06/08/2012 12:21

Parabéns ao conselho e se posso, vai uma sugestão: ampliar essa mesma orientação para profissionais que ministram cursos de formação em psicoterapia nas diversas abordagens a não psicólogos.

Evelyn Costa - 06/08/2012 21:02

Um ótimo presente de comemoração aos nossos 50 anos!

Terezinha dos Santos Morais - 07/08/2012 0:26

Parabéns ao CPF, pois atitudes como esta garatem o verdadeiro exercício profissional da categoria.

Karollyne - 08/08/2012 11:54

Parabéns pela iniciativa! Mas infelizmente, o prazo de 48h acabou faz tempo e os sites hospedados em outros países continuam funcionando. Exemplos: pt.scribd.com/doc/37527582/Manual-do-Psicotecnico http://www.psicotecnicos.navig8.to

Maria do Carmo Pellegrini - 08/08/2012 12:28

Parabéns ao CRP pela inicitiva e pela conquista. Aplicar testes é direito do profissional capacitado a psicologo e que esta em dia com o CRP. Infelizmente ainda vemos muitas pessoas não habilitadas fazendo uso dos testes.

abço Psicologa Silotti

Maria do Carmo Pellegrini - 08/08/2012 12:31

Maria do Carmo Pellegrini – 08/08/2012 12:28
O seu comentário será verificado pela moderação
Parabéns ao CRP pela inicitiva e pela conquista. Aplicar testes é direito do profissional capacitado a psicologo e que esta em dia com o CRP. Infelizmente ainda vemos muitas pessoas não habilitadas fazendo uso dos testes

@hpgomide - 09/08/2012 12:44

Obrigado ao CFP e CRP’s por contribuir com a censura a internet. Acredito que retirar as palavras dos buscadores não é sensato. O certo é penalizar aqueles que distribuem e aplicam ilegalmente os testes.

Juliano Felipe - 13/08/2012 9:10

Excelente conquista resultante de muitas denúncias ao conselho, e agora saindo um parecer favorável do mau uso dos testes, deixando a mercê dos candidatos. E restringindo o uso dos mesmos nos processos. Parabéns para nós.

Fiz uma busca no Google para verificar a retirada desses materiais e encontrei facilmente o Teste de Atenção Concentrada com partes do teste e explicações de como burlá-lo.
Repasso o link onde encontrei essa informação:
http://pt.scribd.com/doc/39042132/ATENCAO-CONCENTRADA

Divulgar.

Luis Flávio - 16/08/2012 14:53

Bom dia a todos. Acho um descabimento essa medida da Psicologia em restringir seu material, tendo em vista que isso acarreta a situação que temos hoje: testes ultrapassados, com erros grosseiros, com questões insanas (se a ficha de um telefone for devolvida após eu ter falado eu a devolvo), testes onde pedem para não considerar o K pois ele não faz parte do alfabeto brasileiro (HTM) e testes que escondem o que está sendo avaliado pelo paciente/cliente/candidato, como o palográfico.

Somente a liberação destes testes fará com que os psicólogos percebam o quão ultrapassado estão suas técnicas e somente assim algo vai melhorar, pois se depender do conselho estamos ferrados em relação à nossa parte técnica!!!!!

Ellen Ramos - 21/08/2012 14:35

Há muito material de testes psicológicos disponível no http://www.4shared.com/folder/sjcKZrTC/Testes_psicotecnicos_-segredos.html

Luis Anunciação - 01/09/2012 8:47

Está aí a comprovação que essas atitudes de restrição não servem para muita coisa. Continuo com a posição de os testes precisam de revisões drásticas para continuar com os pressupostos psicométricos básicos, como a validade.

Alissandra Braga - 09/09/2012 18:31

Parabéns por esta conquista, pois os testes psicológicos devem ser aplicados e analisados pela categoria habilitada pra isso. Sinto muito quando ouço um Psicólogo dizer que outros profissoinais deveriam aplicar os testes, pois as demais categorias nãos disponibilizam seus instrumentos para o nosso uso. Não estou propondo uma queda de braços, mas justiça! Muitas categorias tem avançado em nossa área, não é raro os administradores de empresa se julgarem apt5os a aplicar testes pára processo seletivo. ainda temos muito chão pra trilhar, e precisamos sim de uma punição para aqule psicólogo que não haja com ética.

Marcia Maria Ventura - 18/09/2012 15:03

Sou estudante de psicologia e fico mais confiante na profissão e no objetivo a que ela se propõe por essas medidas tomadas pelo conselho e pelos colegas. Não é possível tornar esta profissão respeitada e reconhecida por todos os setores e pela sociedade, se os psicólogos não tiverem uma postura respeitável,cumprindo e fazendo cumprir a Lei a o Código de Ética que regem a profissão.

Parabéns!!! Isso nunca vao acontecer mesmo. Uma vez na net , sempre na net. Outra coisa, aplicar um teste de ”pauzinho” para definir a personalidade da pessoa é sacanagem!! O sujeito fica 5 , 6 as vezes 7 anos estudando…consegue ser aprovado, daí vem um teste absurdo..sem fundamento..sem lógica..e diz que o cara é inapto!! Concordo, vcs devem defender o de vcs, mas o exame psicotecnico vem sendo aplicado de forma a eliminar o candidato. Tanto é verdade, que se fosse outra a ideia, deveria tal exame ser aplicado não de forma eliminatoria, mas de forma a recomendar que o candidto fique sob obsrvação durante o curso de formação.

Infelizmente, a decisão da justiça não está sendo cumprida… Os sites continuam expondo os testes e suas respostas mais “adequadas”…

graça maria maximin - 26/09/2012 18:17

uma gota d’ agua em um oceano, a falta de compromiso do caros colegas vem ser o maior responsavel por essas divulgaçoes. o que falta é punição para os profissionais que fazerm uso desses sites.

Carla Evangelista Araujo - 18/10/2012 9:51

Concordo plenamente com a atuação do CFP. Os testes não são brincadeiras, são instrumentos importantíssimos para nós psicólogos e para a sociedade em geral.

Isaú Hormino de Matos - 18/10/2012 19:08

A atuação do Conselho Federal de Psicologia traz benefícios para a sociedade e para os profissionais de psicologia, no que diz respeito a seriedade com os instrumentos de avaliação psicológica, não permitindo que pessoas sem qualificação possam fazer uso deles.

Anna Paula - 30/10/2012 10:04

Fico muito feliz pela atuação do CFP, entretanto, a busca ainda pode ser feita.

Wellington Cimbrom - 07/11/2012 12:33

Gostaria que observassem que esse site ainda está disponibilizando os testes de maneira ilegal.
http://www.slideshare.net/leo140883/palografico

Wellington Cimbrom - 07/11/2012 12:37

Gostaria também que observassem esse site.

http://mesanerd.blogspot.com.br/2011/09/teste-de-rorschach.html

Não encontrei local para fazer uma denuncia…
o CFP deveria tomar providencias.
Neste link abaixo o dono da pagina “entrega” os segredos muitos testes utilizados por nós psicologos.
Aguardo contato ou providência.
Obrigado.

http://psicoteste.blogspot.com.br/

Olá Rodrigo, denúncias devem ser feitas aos CRPs de origem do caso, ok, pois o CFP é apenas instância de recurso. Obrigado.

A disponibilidade destes testes continuam na rede, com fácil acesso a qualquer pessoa, com aplicações online por exemplo do Rorschach, e muitas dicas sobre interpretações e correções de testes usados em concursos e psicotécnicos.

PRISCILLA - 03/12/2012 9:53

Gostaria de saber como denunciar blog que ensina como realizar testes psicológicos

segue o link
http://psicotecnico.blogspot.com.br/

Prezada Priscila, o CFP e instância de recursos. Para fazer uma denúncia, é preciso entrar em contato com o CRP de origem. Obrigada.

Ivania Silva - 10/12/2012 17:25

Agora precisamos acompanhar o cumprimento da determinação e denunciar outras práticas de desrespeito à nossa profissão como a utilização de testes nos jogos, a exemplo das manchas do Rorschach no jogo Criminal Minds do Big Fish.

Será que entendi direito? Essa determinação judicial está em vigor ou não? Afinal está cheio de sites, páginas “ensinando” a entender, fazer, até a corrigir os testes. No comentário da Priscilla (03/12/12) foi dado como resposta que ela faça a denúncia a CRP local? Mas isso não estaria na esfera do Federal, já que sites não Estão em determinado território. E se essa medida judicial determina que se retire as palavras relacionadas dos sites de pesquisas, porque continuam cheios deles configurando violação dos instrumentos de uso exclusivo do psicólogo e confundindo as pessoas?

Prezada Ivone,
Conselho Federal de Psicologia esclarece que, segundo o § 1o do Art. 13 da Lei Federal no 4.119/62, constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento. Assim, a utilização de testes psicológicos por profissionais não psicólogos incorre no cometimento da contravenção penal do exercício ilegal da profissão. Diante disso, é possível procurar o Conselho Regional de Psicologia- CRP da sua região para pedir mais orientações ou realizar uma denúncia, se desejar. Ressaltamos que a decisão por realizar denúncia é do possível denunciante.
Tendo em vista a importância da avaliação de testes psicológicos para a comunidade, foi elaborado um Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos – Satepsi , que reúne as principais informações referentes ao assunto. No site você tem acesso a um conjunto de documentos sobre a avaliação dos testes psicológicos realizada pelo CFP, tais como resoluções, editais, grupo de pareceristas, comissão consultiva em avaliação psicológica, novidades e respostas para as mais frequentes perguntas dirigidas ao CFP sobre o tema. Para informações gerais sobre o processo de avaliação dos testes psicológicos realizado pelo CFP, consulte a Resolução CFP n.° 002/2003 no menu ‘Legislação’, item ‘Resoluções do CFP’ .

Keila Pinto Rodrigues - 15/12/2012 0:02

Uma coisa é certa…
Se essas informacoes estao vazando nas redes, é porque o inimigo está entre nós!!!
Que profissionais estao se formando nas universidades!
Poque ate onde eu sei, os documentos do Psicologo é sigiloso. Entao se está vazando, alguem ta facilitando!!!!

anônimo - 19/12/2012 11:08

Descordo com os testes, muitos aplicam alterando sua forma, por satisfação própia prejudicando muitas pessoas, e cada pessoa possui um ritímo própio.

Os teste psicotécnicos aplicados, deveriam serem padronizados, inclusive no tempo; há casos que são interrompidos em 60 seg. porque não passam o tempo restante para o término! e ao meu ver não condiz com seus resultados.

bah! os testes são subjetivos, eu sou policial e sei disso, gente entra ”boa” e que com o passar do tempo fica ”ruim” da cabeça, esses ”testes” deveriam ser periódicos, ai sim, eles teriam como detectar algum problema no candidato (durante o curso de formação, por exemplo), viva a pm do maranhão, lá o teste não reprova!! viva!! abaixo a bobaiada do teste…

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana.

confidencial - 07/01/2013 10:27

O site abaixo divulga informações confidenciais…

http://psicotecnico.blogspot.com.br/p/teste-palografico-ou-riscos-paralelos.html

Po, tem estudante de Psicologia aqui falando Teste Psicotécnico e querendo dar uma de especialista no assunto. Aí complica.

Paradigma - 11/01/2013 20:10

ansiedade,medo,auto-estima,relacionamento,problema,famíliar etc… e quanto aos testes psicotécnicos, que excluem pessoas em diversas áreas, conforme dito acima concordo, cada pessoa possui um ritmo.

Pedro Lindomaico - 18/01/2013 9:08

Brilhante atuação do CFP, em defesa da autenticidade de nossa categoria.

Brasileira - 10/02/2013 21:19

Duas coisas são infinitas; o universo e a discriminação da própia espécie.

Edson Cunha - 11/02/2013 10:51

vejuo Uma medida importante para o exercicio de nossa profissão, está postura do CFP, aproveito a oportunidade solicito que seja feito uma pesquisa se á profissinais de outras areas utilizando os instrumentos psicologicos e como consequência uma orientação caso necessário punição judicial destas pessoas.
agradeço empenho de todos que trabalha na defesa, de uma postura etica perante nossa profissão.

Métodos que desqualificam muitos, verdadeiros carrascos.

Jorge Roberto - 29/03/2013 5:43

É lamentável o desrespeito do cidadão brasileiro a decisões judiciárias,assim como a impunidade. Pois decorridos oito meses da decisão de exclusão das palavras-chaves citadas em indexadores de busca, relativas a testes psicológicos, ainda com extrema facilidade encontra-se na rede orientação como interpretar as pranchas dos teste de Rorschach e TAT;

Empolgande ver a atuação do CFP, mas, infelizmente, passaram-se 48 horas, 7 meses, e a busca ainda pode ser feita. Será que toda essa mobilização não trará resultado algum?

Aproveito este espaço, para parabenizar os profissionais da área de psicologia; pelo profissionalismo em serem úteis em ajudarem as pessoas.

Será que vocês não sabem que uma vez que algo foi pra internet é praticamente impossível removê-la? Cheguei neste site pois estava buscando informações sobre esses teste, e me deparo com tamanha ignorância de pessoas de nível superior que ainda se acham capazes de censurar a internet… Vocês deveriam pensar em novos testes e não em tentar esconder esses. Boa sorte na remoção deles da net, aproveitem e retirem as fotos da Carolina Dieckman…

HAHAHA, querem censurar a internet. Queridos, estamos num pais livre, garantido liberdade de expressão. Outra: parem de egoismo, censurar pra que, deixa o povo se informar.

danielle - 05/07/2013 4:38

Frequentemente encontro testes psicologicos disponibilizados na internet. Tentei fazer denuncia para o CFP mas nao descobri como. Como devemos proceder quando encontrarmos esses sites?

Prezada Danielle,
Denúncias devem ser feitas nos conselhos regionais. O CFP é apenas a instância recursal.

Pessoal, parem de ser ignorantes… Esses testes NUNCA sairão da internet. Lamento, mas a Justiça não tem o poder de controlar a internet, tudo o que cai na rede mundial se multiplica e se multiplica.. Você conhecem algum caso de algo que tenha caído na rede e a já não exista mais por determinação da Justiça? As autoridades podem até exigir a retirada desses conteúdos de alguns sites como google e etc.. mas a internet é muito maior que isso..

Elvira Franco - 24/03/2014 17:50

Já trabalhei com os testes há muitos anos,mas atualmente me deparei com esta possibilidade (consulta na internet), o que achei um absurdo! Fico muito feliz por esta conquista. CRP-RJ.

Francinete Freire Batista - 11/09/2014 23:34

Considero esta ação de importantíssima relevância, pois, hoje ouvi uma colega medica comentar que estudou os testes psicológicos pela internet no site psico heard, o que me indignou muito.

Vera Lucia de Camargo - 03/10/2014 17:08

Eu fui uma das reclamantes para que a nossa Federação Fenactran fizesse uma nota sobre um site que exibia o teste AC Suzy Cambraia, e outros…ótimo que o CFP obteve sucesso em nossa defesa. Muito obrigada.

Gente, e os Inventarios beck então… vej muito medico utilizando e fazendo uso errado deles… ate estudante de enfermagem eu vi usando. O COnselho deveria restringi-los aos Psicologos!

Cidadão Anônimo - 02/03/2015 22:23

Se o profissional em psicologia lida com à saúde mental, acredito que o ser ao ser reprovado em testes psicológicos, pode vir a se tornar um ser frustrado, penso que, reprovado, deve ser o candidato que não apresenta controle emocional.

NELCLIER MARTINS MARQUES - 16/03/2015 16:45

Excelente notícia! Parabéns! De fato, é vergonhosa a atitude de burlar um mecanismo tão importante.

ALESSANDRA DE SOUSA MARTINS - 07/04/2015 12:02

É lamentável me deparar com sites dos tipo http://por.quizly.io/ que utilizam imagens das pranchas ed Rorschach e Zulliger para realizarem “testes” com qualquer pessoa que queiram acessar para tal fim.
Como denunciar esses sites?
Att,
Alessandra

Prezada Alessandra,

Em casos de denúncias de sítios com a divulgação indevida de testes, orientamos que contate primeiramente a Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP de seu estado, que tomará as providências necessárias.

Informamos que o Conselho Federal de Psicologia tem atuado fortemente no combate aos diversos sítios (internet) que divulgam, indevidamente, testes psicológicos, inclusive, com orientação de como respondê-los. Trata-se de uma contravenção penal, pois referidos testes são de uso privativo dos profissionais psicólogos, consoante dispõe o § 1o do artigo 13 da Lei Federal no 4.119/62.

Dentre as ações do Conselho de retirada desses sítios da rede mundial de computadores, destaca-se a solicitação junto à Polícia Federal (PF) para apuração e responsabilização das irregularidades citadas, bem como de providências no sentido de proibir o acesso a esses sítios no Brasil, embora alguns sejam estrangeiros, o que dificulta tal procedimento.

Outra providência realizada é a comunicação às editoras, que possuem os direitos autorais dos testes divulgados na internet, para que também tomem as medidas cabíveis administrativas e judiciais, a fim de que todos os interessados atuem no sentido de fazer com que a legislação brasileira seja cumprida.

Com relação às medidas judiciais, destaca-se a decisão liminar do Juiz da 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, que, em 19/07/2012, determinou o prazo de 48 horas para exclusão das palavras-chaves citadas em indexadores de busca referentes aos testes psicológicos, incluindo-se traduções estrangeiras, com a exclusão dos sítios ativos e inativos.

Todavia, muitos testes voltaram a circular na internet, com base em decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Agravo de Instrumento nº 0043214-56.2012.4.01.0000, que suspendeu a eficácia da decisão favorável aos profissionais da psicologia. Entretanto, a Coordenação Jurídica do CFP atua com veemência nesta ação judicial, em conjunto com o Ministério Público, a fim de evitar tais divulgações e o afronta ao exercício profissional do psicólogo.

Por fim, informa-se que o CFP lançou uma campanha nacional para conscientização de profissionais e estudantes sobre o uso de testes psicológicos, conforme matéria disponível em http://site.cfp.org.br/campanha-do-cfp-quer-barrar-banalizacao-de-testes-psicologicos/. No site também há uma Nota Técnica sobre o uso indevido de Testes Psicológicos, que poderá orientar a categoria.

Feitas tais considerações, agradecemos seu alerta e reiteramos que continuem a nos informar dos sítios irregulares, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Fábio Quatesma - 11/04/2015 21:32

Prezados

Voto de concordância a decisão que reconhece o direito e fortalece os Centros e Conselhos de Psicologia que devem trabalhar em parceria para a realização de tais testes. Assim evita mal julgamentos e descrédito por parte dos candidatos a concursos que só a eles deve o conhecimento do edital do concurso e ao centros e conselhos diante da ciência do candidato realizar com eficiência e ética tais exames para que não aja prejuízo e sim ganhos para a verdade é o certo.

maria rj - 16/05/2015 15:32

ave

maria rj - 16/05/2015 15:32

ave

Tatianne da Costa Martins de Oliveira - 12/06/2015 11:02

Parabéns CFP. Ótima iniciativa, devemos ficar atentos sempre!

Há que se melhorar este filtro, ainda é fácil encontrar sites que ensinam como burlar. Exemplo: http://psicotecnico.blogspot.com.br/p/teste-palografico-ou-riscos-paralelos.html

Liliane Teixeira - 04/09/2015 8:29

Infelizmente, hoje 04/09/15 ao fazer uma busca sobre teste psicológicos na internet, tive os desprazer de verificar que ainda existem sites que apresentam dicas e fazem interpretações de vários testes aplicados no dia a dia do psicólogo. Temos que intensificar fiscalização e exigir do poder público medidas mais rigorosas quanto a decisão de 19/07/2012. Fiquemos de olho!!!!

EDMAR JOSE VENANCIO - 13/01/2016 15:12

Como fazer pra minha pessoa se sentir confiante

EDMAR JOSE VENANCIO - 13/01/2016 15:15

Me sentir confiança em mim mesmo

EDMAR JOSE VENANCIO - 13/01/2016 15:17

E ser mais valorizado

Fábio Siqueira - 08/03/2016 9:58

Acredito que uma ação interessante por parte do conselho seria uma campanha falando dos testes psicológicos e de sua utilização é privativa aos psicólogos. Uma empresa que utiliza testes psicológicos em suas atividades de seleção, sem a mediação de um psicólogo, poderia ser contestada judicialmente pelos candidatos.

Zilda Del Prette - 25/03/2016 9:22

Como uma das prejudicadas por esse arbítrio que foi agora corrigido, quero parabenizar a equipe gestora do CFP pelo sucesso nessa empreitada. Tentei acessar o site onde constava o IHS-Del-Prette e ele já não abre mais. Peço ao CFP que mantenha a vigilância pois outros sites podem ser abertos com o mesmo intuito. Parabéns CFP!

Zilda Del Prette - 28/03/2016 9:15

Lamento informar mas revi a busca e ainda está funcionando o site de psicotécnico com vários testes psicológicos
Zilda

Lamento também que tais métodos sejam ,empregados hoje em dia para obtenção informações pessoais e intimas de sua psique,o que pode ser considerado invasão de sua intimidade ,o que e veddo pela constituição federal sob forma de crime ,sem contar que é totalmente anti-ético e imoral, sob perspectiva da convivência social. uma vez que tais métodos principalmente o palografico, são utilizado principalmente em pessoas de bem ,e não em criminosos.
Uma vez que este método é utilizado principalmente em pessoas que querem obter a cnh. se tal método utiliza meios subjetivos, porque ele tem valor objetivo ,e se o objetivo seria a diminuição as mortes no transito ou brigas de transito ,e porque os países que os desenvolveram não os empregam, principalmente nos países europeus e o estados unidos, e o numero de acidentes de trânsitos são menores,que no brasil a onde emprega tal método escuso e invasivo?

infelizmente os sites disponibilizam os teste e orientam como proceder para q a pessoa consiga obter o resultado desejavel.simpesmente absurdo. cfp precisa fiscalizar pesado.

NILSON APARECIDO DO NASCIMENTO FILHO - 04/10/2016 12:56

Mas hoje, se voce digitar no google “manual psicotecnico 2° ediçao” sai um PDF com mais de 600 paginas sobre o procedimento e aplicação dos mesmos. Se for de uso exclusivo de psicológo não há nem como denunciar. nao há medidas para retira-los de la. ate hoje se acha esses manuais que facilitam as pessoas a burlarem os testes.

Maria das Graças Lacerda - 26/01/2017 11:12

Maria das Graças Lacerda 26/01/201.

Essa decisão era fundamental para que os(as) psicólogos(as) que esse instrumento fosse de uso restrito da classe, por ser uma ferramenta importante na utilização de informações individuais e sigilosas, que quando usada de maneira inadequada prejudica a essência do individuo que necessitou ser avaliado e fere a ética profissional em questão e deve ser restrito a categoria d direito.

DAMIANA MASCARENHAS - 07/03/2017 17:20

Observei que os comentário são desde 2013, e hoje estamos em 2017 e nada mudou. O absurdo dos testes banalizados em internet continua e nada foi feito. É um descaso total com nossos instrumentos de trabalho, que foi pesquisado e elaborado para aplicarmos com eficiência e ética. Mas, onde está o profissionalismo de nossos colegas da mesma profissão? Infelizmente são profissionais sem vocação para tal função.

Fábio Siqueira - 08/03/2017 16:26

E sobre os testes que não são psicológicos, mas têm o propósito claro de funcionar como tal, tais como ferramentas de assessment e congêneres, vendido por várias escolas de Coaching? Como o conselho se posiciona em relação a isso?

Adicionar Comentário





− 2 = 5