Notícias

27/08/2015 - 17:43

Livro retrata memórias de mais de 1300 atletas olímpicos brasileiros

Lançada nesta semana pela Editora Sesi-SP, publicação apresenta histórias de vida de quem representa o Brasil nas Olimpíadas

Livro retrata memórias de mais de 1300 atletas olímpicos brasileiros

Mais do que histórias de ganhos ou derrotas, o livro “Atletas Olímpicos Brasileiros”, da psicóloga e professora Katia Rubio, lançado nesta semana pela Editora Sesi-SP, apresenta trajetórias de vida de quem representa o Brasil nas Olimpíadas.

Ao longo de 15 anos, Rubio entrevistou 1.342 atletas no Brasil e em mais 12 outros países, entre medalhistas e não medalhistas, reconstruindo a memória do olimpismo nacional por meio das narrativas de seus próprios protagonistas.

Segundo a autora, a motivação para a pesquisa – que culminou na publicação com 648 páginas – tem origem no início de sua atuação como psicóloga do esporte, quando passou a questionar a perspectiva voltada apenas ao rendimento dos atletas, ignorando outros elementos de suas vidas. “Esse desejo de entender o contexto para depois pensar em traçar o perfil foi o que acabou me levando para a metodologia das histórias de vida, que me ensinaram muito mais Psicologia do Esporte do que os manuais aplicados”, conta.

O livro foi lançado em São Paulo nesta semana, mas a ideia é promover eventos em todo o país para permitir a participação dos atletas entrevistados. “A editora, ao abraçar o projeto, assumiu o envio dos exemplares aos atletas, mas queremos fazer eventos públicos para que essas pessoas recebam os exemplares e possam ser reconhecidas pelo que elas fizeram: dedicaram anos da suas vidas ao esporte e, ao finalizar a carreira de atleta, caíram no esquecimento. Proporcionar a entrega pública é dar luz a essas pessoas”, completa.

A pesquisa de dimensões olímpicas de Katia Rubio foi financiada por agências de fomento como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de uma campanha de financiamento coletivo e do banco Bradesco.

“Atletas Olímpicos Brasileiros” pode ser comprado pelo site da Sesi-SP editora ou nas livrarias Cultura de todo o país.