Notícias

07/07/2016 - 14:32

Mesa do 3º Conpcer aborda desafios da formação

Vera Lúcia Blum e Nivaldo Alexandre de Freitas, com mediação de Mariza Borges, refletiram sobre como adaptar os conceitos e teorias à atualidade

Mesa do 3º Conpcer aborda desafios da formação

A primeira mesa do 3º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer), nesta quinta-feira (7), trouxe reflexões sobre como avançar na formação dos profissionais da área, adaptando os conceitos e teorias aos desafios da atualidade. Com aproximadamente 1.500 inscritos, o evento foi aberto ontem, em Cuiabá, com participação da presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges.

A psicóloga e professora Vera Lúcia Blum e o psicólogo e professor Nivaldo Alexandre de Freitas foram os debatedores da mesa de hoje, mediada pela titular do CFP.

Blum ressaltou que qualquer currículo como caminho para a formação das (os) profissionais da área estará incompleto se não der lugar de destaque às diferenças e se basear na diversidade, exigindo um esforço contra a pulverização das ações e fragmentação do campo. “Sustentar-se na diversidade é não ceder as facilidades do pensamento”, destacou ela.

Freitas, por sua vez, apontou alguns dos riscos na formação das (os) psicólogas (os). Ele lembrou de um documento produzido pelo CFP em 2012 com contribuições para uma análise sobre a formação na área de Psicologia.

Para o debatedor, esse processo de formação está em constante evolução desde a regulamentação da profissão em 1962, mas ainda é preciso avançar. A aplicação cega de teorias e técnicas, a falta de recursos e a dificuldade de adaptação dos conceitos do passado à realidade atual, segundo ele, podem prejudicar a formação profissional.

“Como os conceitos do passado ainda podem descrever os momentos de agora? É preciso atualizar as teorias do passado, compreendendo a importância das teorias atuais. Essa tendência tecnicista incentiva mero aprendizado das teorias, mas sem muitos elementos para considerar a adequação de teorias no Brasil de hoje”, pontuou.

Programação

Saúde mental, violações de direitos das populações indígenas, saúde do trabalhador, política sobre drogas e gestão de riscos e desastres são outros temas que estão no programa do 3º Conpcer. A cerimônia de abertura aconteceu na Universidade de Cuiabá (Unic), na capital mato-grossense, e as atividades a partir desta quinta seguem no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), no município de mesmo nome.

Os conselheiros do CFP Rogério Oliveira e Maria da Graça Jacques, além da integrante da Comissão Nacional de Formação (Confor) da autarquia Vera Lúcia Morselli, também estavam presentes na abertura e serão conferencistas no evento. Saiba mais sobre a participação do Conselho.