Notícias

15/07/2009 - 17:58

Mobilização em Brasília nesta quinta-feira defende Conferência de Comunicação

A Comissão Distrital Pró-Conferência de Comunicação realiza, nesta quinta-feira, dia 16, às 13 horas, ato em frente ao Ministério das Comunicações, em Brasília, para demonstrar que a sociedade está mobilizada para a I Conferência Nacional de Comunicação. A manifestação pretende também reafirmar a necessidade de cumprimento dos prazos já acordados entre governo, empresários e representantes da sociedade para que a conferência seja de fato realizada em dezembro de 2009.

Psicólogos e representantes do Sistema Conselhos de Psicologia estarão presentes no ato.

Dois temas que preocupavam as organizações da sociedade civil há algumas semanas parecem ter sido resolvidos. Na tarde desta quarta-feira, 15, o Ministério das Comunicações anunciou data para realização da reunião da Comissão Organizadora da Conferência (CON), que deve definir a minuta do regimento da Confecom.

Um embate em relação ao conteúdo do regimento ocorre entre as emissoras de televisão e as entidades defensoras da democratização da comunicação no país. Enquanto as empresas de radiodifusão querem que a Confecom restrinja seus debates ao futuro do setor, com foco claro na Internet, as organizações representativas da sociedade apóiam a realização de uma conferência mais ampla, que discuta as práticas em vigor nas comunicações e a democratização dos meios.

Outro problema, o contingenciamento de R$ 6 milhões dos R$ 8,5 milhões inicialmente previstos para a Conferência, também foi resolvido, de acordo com declaração do Ministro das Comunicações, Hélio Costa, que afirmou ter recebido garantia da liberação da verba necessária para a realização da Confecom.

No dia 13 de junho, 39 entidades da Comissão Nacional Pró-Conferência de Comunicação divulgaram nota sobre o tema. Veja aqui o texto na íntegra.