Notícias

01/06/2016 - 12:17

Módulo do OrientaPsi aborda uso de álcool no contexto do trabalho

Como parte do curso sobre saúde mental do trabalhador, a psicóloga Maria Elizabeth Antunes Lima apresenta pesquisas em torno do uso de substâncias psicoativas

Módulo do OrientaPsi aborda uso de álcool no contexto do trabalho

Está disponível na plataforma OrientaPsi, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o segundo módulo do curso “Saúde Mental e Saúde do Trabalhador: um Diálogo Indispensável”. A nova videoaula é ministrada pela psicóloga Maria Elizabeth Antunes Lima, coordenadora do Núcleo de Saúde Mental e Trabalho da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que apresenta pesquisas em torno do uso de substâncias psicoativas no trabalho, mais especificamente o uso do álcool.

De acordo com a pesquisadora, as verdadeiras causas do alcoolismo e do uso de outras substâncias químicas ainda são mal compreendidas, mas as teorias mais aceitas falam de uma afecção multicausal, decorrente de um conjunto de fatores biológicos, psíquicos e sociais. “Embora não haja ainda um diálogo consistente entre os campos da Saúde Mental e da Saúde Mental do Trabalho no que concerne a tais afecções, as pesquisas revelam, cada vez mais, que o trabalho ocupa um lugar importante na sua compreensão”, explica.

Na aula, a psicóloga cita atividades de trabalho relacionadas ao uso do álcool e apresenta estudo realizado pelo Núcleo de Saúde Mental e Trabalho da UFMG, em que são analisadas as atividades profissionais dos pacientes do Núcleo de Assistência Psicossocial pertencente ao Hospital da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em Barbacena.

De acordo com Lima, a pesquisa da UFMG demonstra que, assim como outras drogas usadas no contexto de trabalho, o álcool adquire uma funcionalidade de auxiliar o trabalhador a responder às exigências impostas por sua atividade. “Mas, para cada categoria estudada, (o álcool) pode ter funções diferentes. Além disso, o uso continuado pode tornar o trabalhador disfuncional. Ele pode ficar dependente e ter a sua saúde afetada”, alerta.

Enfoque

Para ela, os fatores pessoais de vulnerabilidade devem ser considerados sempre analisando o papel preponderante do meio: “O trabalho pode ter o papel de desencadear o problema. O enfoque é, portanto, sobre o trabalho, o que contradiz as medidas mais comumente tomadas pelas empresas e que consistem em oferecer, numa flagrante demonstração de que o problema é visto isoladamente”.

O estudo qualitativo foi realizado a partir da observação das atividades de trabalho, questionário sobre condições e organização de trabalho, cotidiano, discussão de temas identificados nas observações e no questionário e estudos de casos individuais. A pesquisa retratou, com destaque, as profissões de motorista de ônibus, policial e trabalhador de construção civil.

 No Brasil, o Manual de Doenças Relacionadas ao Trabalho, publicado pelo Ministério da Saúde em 2001, informa que as condições laborais podem desencadear manter ou agravar o uso do álcool. No documento, o trabalho é apontado como um dos fatores psicossociais do risco para o alcoolismo crônico e que o consumo de bebidas alcoólicas, quando associadas a situações de trabalho, pode ser decorrente de prática defensiva como meio de garantir a inclusão no grupo, ou mesmo pode ser uma forma de viabilizar o próprio trabalho, em decorrência de seus efeitos farmacológicos: calmante, euforizante, estimulante, relaxante, indutor do sono, anestésico e antisséptico. A pesquisadora alerta: “Essa substância pode auxiliar no enfrentamento de dificuldades (no trabalho), mas em muitos casos torna-se um problema a ser resolvido, e um empecilho, ao invés de uma ferramenta”.

Outros módulos e acesso gratuito

O curso “Saúde Mental e Saúde do Trabalhador: um Diálogo Indispensável” conta ainda módulos ministrados por Maria da Graça Corrêa Jacques (já no ar), Fabiana Barggiona e Manoel Deusdedit Junior.

Para acessar este e outros módulos e cursos da plataforma OrientaPsi, basta estar inscrito no Sistema Conselhos de Psicologia. Os cursos exclusivos são oferecidos gratuitamente pelo Conselho e parceiros por meio de metodologia e-learning, abordando temas diversificados sobre Psicologia e todos divididos em módulos multimídia.

O OrientaPsi foi lançado em agosto de 2015 como um espaço virtual de debates e de expressão das opiniões da categoria. Acesse gratuitamente e se cadastre usando o seu CRP.