12/03/2015 - 16:23

Nota pública sobre a manutenção do veto ao PL da jornada de trabalho de 30 horas semanais

O CFP está em contato com outras entidades que defendem o direito dos profissionais da Psicologia debatendo os próximos passos relacionados à luta pela jornada de 30 horas semanais

Desde a tarde desta quarta-feira (11), logo após a decisão do Congresso Nacional em manter o veto ao PL das 30 horas para a nossa categoria, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) está em contato com outras entidades que defendem o direito dos profissionais da Psicologia no sentido de debater os próximos passos relacionados à luta pela redução da jornada de trabalho.

Como era sabido, apesar de todos os intensos esforços e articulações, uma das possibilidades intrínsecas à votação era a manutenção do veto. Dessa maneira, se por um lado, agora necessitamos que seja apresentado um novo projeto de lei para encamparmos novamente a pauta das 30 horas, por outro, já contamos com uma articulação política e apoios de outros setores da sociedade identificados com a nossa causa.

Ainda, se um dos argumentos para a manutenção do veto é que a luta pela redução da jornada de trabalho deve se estender a todas as categorias do SUS e SUAS, convocamos as entidades ligadas a esses profissionais para conquistarmos este que é um direito essencial, inclusive, para a melhoria do sistema público de saúde no país.

Parabenizamos a todos e todas que se envolveram nesta luta: os Conselhos Regionais de Psicologia, a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), os sindicatos, os profissionais e os simpatizantes que dedicaram parte do seu tempo para pressionar, divulgar as campanhas pelas mídias sociais, enviar e-mails para os parlamentares e fomentar o debate.

Seja nas manifestações no Congresso Nacional, seja nas mídias sociais, nos mostramos mais unidos como categoria!

Não vamos esmorecer! A luta continua pela jornada de 30 horas semanais para os profissionais da Psicologia e de outros setores da Saúde, que também demandam de uma carga de trabalho justa, bem como pelo piso salarial.

Juntos, seremos sempre mais fortes!

Conselho Federal de Psicologia