Notícias

07/06/2016 - 16:10

OrientaPsi tem novo módulo

Passagem entre exercício da atividade profissional e adoecimento é foco da terceira etapa do curso sobre Saúde Mental e Saúde do Trabalhador

OrientaPsi tem novo módulo

O terceiro módulo do curso “Saúde Mental e Saúde do Trabalhador: um Diálogo Indispensável” do OrientaPsi está no ar.

A proposta desta etapa, apresentada por Fabiana Barggiona, psicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), é aprofundar a investigação sobre a passagem entre o exercício de determinada atividade profissional e o adoecimento do trabalhador, explicitando o que se entende por funcionalidade e disfuncionalidade. Para ela, essa noção, por lançar luz ao que se passa na relação entre uso de drogas e trabalho, favorece maior diálogo entre saúde mental e saúde do trabalhador.

Ao analisar o nexo entre trabalho e uso de substâncias psicoativas, a professora aponta para a necessidade de superação do discurso da dependência, que tende a demonizar a substância, preconizar a abstinência e condenar o indivíduo. “Usando o iceberg como analogia, a dependência química evidencia a ponta, porém o que move o iceberg é a sua parte submersa. As noções de funcionalidade e disfuncionalidade permitem transferir o foco da discussão do sujeito, no caso de operarmos com o conceito de dependência química, para o local com maior probabilidade de transformações efetivas na relação entre trabalho e substâncias psicoativas. O que, e em que grau, o uso de determinada substância por cada pessoa e em cada contexto tem de perigoso ou seguro, respeitoso ou desrespeitoso? Isso é fundamental para definir o lócus do tratamento”, explica.

No próximo módulo, serão discutidas razões que explicam a distância entre saúde mental e saúde do trabalhador, principalmente no âmbito da saúde pública.

Para acessar este e outros módulos e cursos da plataforma OrientaPsi, basta estar inscrito no Sistema Conselhos de Psicologia. Os cursos exclusivos são oferecidos gratuitamente pelo Conselho e parceiros por meio de metodologia e-learning, abordando temas diversificados sobre Psicologia e todos divididos em módulos multimídia.

O OrientaPsi foi lançado em agosto de 2015 como um espaço virtual de debates e de expressão das opiniões da categoria. Acesse gratuitamente e se cadastre usando o seu CRP.