Notícias

01/12/2016 - 11:32

OrientaPsi disponibiliza 3º módulo de curso sobre Direitos Humanos

Aula aborda a relação entre violações dos direitos humanos e desigualdade de acesso a serviços básicos

OrientaPsi disponibiliza 3º módulo de curso sobre Direitos Humanos

No terceiro módulo do curso “A Perspectiva dos Direitos Humanos na ética do trabalho do (a) psicólogo (a)” a professora Vera Paiva, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), usa o direito universal à saúde, garantido pela nossa Constituição, para dar alguns exemplos de como a violação dos direitos, enquanto processo, amplia as desigualdades de diversas maneiras.

A professora parte de um princípio fundamental para pensar o acesso à saúde: “Onde há mais violações dos direitos humanos há mais mortes e mais doença” atestou. Um exemplo disso é que o mapa da Aids/HIV no mundo é compatível com o mapa da violação de direitos. “Os direitos humanos, portanto, oferecem um ponto de referência para se analisar e planejar o acesso à saúde”, conclui.

Ainda nesta terceira aula, já disponível na plataforma OrientaPsi, Vera Paiva defende que a (o) psicóloga (o) deve atuar na busca de  alternativas de políticas públicas de acesso à saúde (e outros direitos básicos), garantindo que as instalações, insumos e serviços estejam disponíveis, acessíveis, aceitáveis e de qualidade.

Lançado em agosto de 2015, o OrientaPsi é uma plataforma interativa de debates, integração e aperfeiçoamento profissional e acadêmico do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Para acessar os cursos, basta estar inscrito no Sistema Conselhos de Psicologia. Acesse gratuitamente e se cadastre usando o seu CRP.