Notícias

11/11/2019 - 14:55

Pela inadmissibilidade da PEC 108 na CCJ

Audiência Pública na Câmara dos Deputados debateu PEC que pretende acabar com os conselhos profissionais de classe

Pela inadmissibilidade da PEC 108 na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados debateu nesta terça-feira (5), em audiência pública, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 108/2019, que na prática representa o fim dos Conselhos Profissionais de Classe no Brasil. A audiência reuniu representantes de diversos conselhos profissionais do país. O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Giannini, participou da audiência.

A PEC, lançada pelo governo federal ao Congresso Nacional em 9 de julho, transforma a natureza jurídica das entidades, que deixam de ser públicas e passam a ser privadas. No mesmo mês, o CFP divulgou posicionamento alertando para o retrocesso e ameaça aos direitos fundamentais em curso no país com a PEC, reforçando que s existência dos Conselhos Profissionais é para proteger a sociedade, assegurando tanto a qualidade dos serviços prestados, quanto a garantia de preservação de seus direitos fundamentais.

Em sua fala na audiência pública, o presidente do CFP ressaltou a importância do Sistema Conselhos de Psicologia para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Quero ressaltar o caráter do Conselho Federal de Psicologia, do Sistema Conselhos na defesa em prol da saúde mental, da luta antimanicomial, o nosso combate a chamada “cura gay”. Quero chamar à nossa defesa a sociedade brasileira e em particular os movimentos sociais que percebem na nossa atuação como relevante para a sociedade”, destacou.

Giannini explicou que a existência dos Conselhos Profissionais protege a sociedade, assegurando tanto a qualidade dos serviços prestados, quanto a garantia de preservação de seus direitos fundamentais.

Autarquia de direito público, com o objetivo de fiscalizar, orientar e regulamentar o exercício profissional (Lei nº 5.766/71), o CFP existe também para promover espaços de discussão sobre os grandes temas da Psicologia que levem à qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à sociedade.

Ainda segundo Giannini, a adesão da PEC ao processo de desregulamentação das funções e instituições do Estado transfere para a lógica do mercado a regulação da vida social, ou seja, o exercício e a proteção dos seus direitos, com a falácia de que a medida traria mais liberdade para esses profissionais.

“Trata-se de uma suposta liberdade, que representa o total abandono do processo de orientação do exercício profissional, deixando esses profissionais sem diretrizes sobre suas práticas, além da eliminação dos parâmetros que caracterizam, diferenciam e assim valorizam o exercício da psicologia em meio às demais profissões e relações sociais”, afirmou o presidente do CFP.

Na prática, a sociedade ficaria sem a garantia de fiscalização para os casos de imperícia e má conduta profissional.

O CFP faz parte do Conselho consultivo da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais de Classe. O colegiado reúne Conselhos Profissionais e mais de 200 parlamentares de todos os partidos e tem entre seus objetivos barrar a PEC nº 108/2019.

O próximo passo será o parecer pela admissibilidade ou não da matéria pelo relator da PEC na CCJC, deputado Édio Lopes. Caso o parecer seja favorável à continuidade da PEC, o parecer precisará da aprovação dos membros da CCJC para avançar e será criada uma comissão especial, que precisará aprovar a matéria para ir à Plenário.

O CFP e as diversas entidades e parlamentares presentes na audiência chamaram a atenção para a importância da PEC ser barrada ainda na CCJ.

O Conselho Federal atua historicamente em defesa da Psicologia e da valorização profissional, seja ao defender os princípios do código de ética, seja no compromisso com a promoção da saúde e qualidade de vida da população. O Conselho age com rigor, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de práticas.