Notícias

02/02/2017 - 13:26

Presidente do CFP apresenta nova gestão aos fóruns dos conselhos de profissões regulamentadas

Reuniões ​possibilitam ao CFP estreitar ​suas ​relaç​ões​ com as demais autarquias​

Presidente do CFP apresenta nova gestão aos fóruns dos conselhos de profissões regulamentadas

O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Giannini, participou das reuniões do 50º Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (conhecido como “Conselhão”) e do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS). Nos eventos, o dirigente expôs parte das iniciativas que o XVII Plenário pretende implementar no triênio 2017-2019, e pôde conhecer propostas ​e pautas apresentadas pelas demais autarquias ​profissionais. ​Num gesto que sinaliza o reconhecimento da importância desses espaços de articulação e debate, o CFP sediará a próxima reunião do FCFAS.

No 50º Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, reunião ocorrida no dia 26 de janeiro, foram discutidas pautas como ​a implementação de projetos de gestão por competências no âmbito das autarquias,​ a​ obrigatoriedade de os conselhos profissionais disponibilizarem meios de acesso público para ​​consulta ​d​e informações cadastrais dos profissionais registrados e recuperação de créditos tributários e não tributários para conselhos de fiscalização profissional.

O presidente do CFP destacou que​ a participação no Conselhão ​é importante para manter a autarquia articulada com as pautas que possam ter impacto na Psicologia​ e na atuação das psicólogas e psicólogos​. Um exemplo é​ o Projeto de Lei do Senado ​439 de 2015 ​(PLS 439/15), que dispõe sobre o exercício de atividades nos campos da Administração. A proposição envolve atribuições do setor de Recursos Humanos (RH), uma das áreas de atuação da Psicologia.

Na reunião do FCFAS, no dia 27 de janeiro, Giannini apresentou a nova gestão, bem como​ reafirmou o engajamento do CFP na​s pautas de interesse dos conselhos ​profissionais da área de saúde. Dentre os temas debatidos, esteve a aplicação do Fator de Qualidade (FQ) ao reajuste anual dos prestadores de serviços de saúde. O FQ condiciona o reajuste anual dos prestadores de serviços de saúde contratados pelas operadoras – quando há previsão contratual de livre negociação entre as partes como única forma de reajuste e não há acordo após a negociação dentro dos primeiros noventa dias do ano – ao atendimento de critérios de qualidade. Segundo a proposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Fator de Qualidade poderá ser de 105%, 100% ou 85% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a depender do cumprimento dos requisitos de qualidade. A pauta segue em discussão nas próximas reuniões.

Ao final da reunião, Giannini ofereceu a sede do CFP como espaço para o próximo encontro​ do FCFAS, que acontecerá em 23 de fevereiro.​