Notícias

07/12/2017 - 16:23

“Psicologia: Ciência e Profissão” sobre democracia está na SciELO

Edição especial trata da relação entre a Psicologia e a democracia

“Psicologia: Ciência e Profissão” sobre democracia está na SciELO

A edição especial da revista Psicologia: Ciência e Profissão sobre Psicologia e Democracia já está disponível na plataforma da SciELO. O novo número será distribuído, dias 8 e 9 de dezembro, no estande do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no Encontro de Bauru, 30 anos de luta antimanicomial.

A edição amplia a visibilidade dos artigos vencedores do “Prêmio de Psicologia e Direitos Humanos: ditadura civil-militar e repercussão sobre a Psicologia como ciência e profissão”, promovido em dezembro de 2013. O concurso, que recebeu 52 artigos, buscou estimular análises sobre o regime autocrático e as possíveis implicações sobre a Psicologia.

O periódico especial, formado por 18 artigos, também será enviado para bibliotecas de universidades e faculdades que tenham cursos de Psicologia.

O conselheiro Pedro Paulo Bicalho, editor associado do periódico, explica que esta edição especial, apoiada incondicionalmente pela atual gestão do CFP, afirma que ciência e política são instâncias indissociadas. “Refletir e problematizar a relação que se constrói entre Psicologia e Democracia é responsabilidade para todos nós. Que as referências, aqui produzidas, materializem-se como instrumentos de luta e enfrentamento, em especial no momento político em que vivemos neste país”, reforçou.

Psicologia e democracia

Os artigos, avaliados segundo as normas editoriais da revista, foram editados pelos professores Fernando Lacerda Jr. e Domenico Uhng Hur, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Domenico Hur crê na importância do tema, como o primeiro em um periódico científico do país a tratar integralmente a questão “Psicologia, ditadura democracia”. Segundo ele, a edição foca o passado e o presente. “É a Psicologia discutindo seu compromisso social e político com a sociedade e a história brasileiras, seus efeitos e o desejo de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

Fernando Lacerda Júnior aponta que a história brasileira sempre foi marcada por enormes dificuldades na construção de uma sociedade democrática. Segundo ele, um país estruturalmente atravessado pela desigualdade social sempre terá dificuldades em assegurar direitos democráticos. Isso é ainda mais explícito hoje: assegurar os interesses econômicos de uma opulenta e minoritária elite no Brasil é motivação suficiente para violar a democracia e orquestrar um golpe parlamentar. A edição, “além de problematizar o que restou da ditadura, contém importantes reflexões sobre uma história de lutas e resistência que também é parte da Psicologia latino-americana e que pode nos inspirar em nossas intervenções nas lutas sociais de hoje.”

Leia a edição especial da revista Psicologia: Ciência e Profissão.