Notícias

12/08/2016 - 17:42

Psicoterapia é tema de debate na próxima quarta

Evento vai discutir as relações do campo com a prática privada, políticas públicas e ensino

Psicoterapia é tema de debate na próxima quarta

O campo da Psicoterapia e suas relações com a prática privada, políticas públicas e ensino são tema de debate online que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima quarta-feira (17), às 16h.

O debate foi pensado em razão da ampliação do campo da Psicoterapia, que partiu do âmbito do privado, no sentido do tratamento de sintomas psíquicos e físicos e da busca de compreensão da origem do sofrimento humano e se desenvolveu para uma variedade de práticas que envolvem o comportamento, o corpo e as relações familiares.

“Para além das diversas linhas de Psicoterapia, buscamos discutir o campo em que ela se inscreve: no trabalho privado (nos consultórios), na saúde pública e no ensino (graduação e pós-graduação). Vamos discutir a diversidade e as implicações das práticas nesses eixos e também o balizamento ético necessário para que a Psicoterapia seja um instrumento técnico em permanente discussão frente às demandas atuais que, muitas vezes, confundem o campo da Psicoterapia enquanto tratamento e pesquisa em práticas religiosas e curativas”, afirma a psicóloga e psicanalista Bárbara Conte, doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madrid, membro do Coletivo Ampliado do CFP e da Comissão de Direitos Humanos da autarquia.

Conte será a mediadora da mesa, que também será formada por Claudia Perrone, professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria e da Pós-Graduação em Psicologia da UFSM, Tatiane Reis Vianna, Psicóloga, psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa) e Nira Lopez Acquaviva, psicóloga e fundadora da Associação Gaúcha de Terapia Familiar (Agatef).

A atividade será transmitida ao vivo na quarta (17), das 16h às 18h, no canal do CFP no YouTube. Perguntas podem ser enviadas para o e-mail eventos@cfp.org.br, ou via redes sociais, com a hashtag #Psicoterapia.