Notícias

05/09/2017 - 9:28

Recomposta Comissão Executiva da Conpas

Colegiado inicia plano de trabalho para 2017/2020

Recomposta Comissão Executiva da Conpas

Recomposta, a Comissão Nacional da Psicologia na Assistência Social (Conpas) começou a montar o plano de trabalho para 2017/2020 no dia 19 de agosto, em Brasília. A Comissão Executiva da Conpas é integrada por três conselheiras do Conselho Federal de Psicologia (CFP): Andrea Esmeraldo Câmara, Célia Zenaide da Silva e Fabiana Itaci Araujo. As outras integrantes são as psicólogas Deborah Akerman, Solange Maria Rodrigues Leite, Rafaela Palmeira Nogueira Belo e o representante do CFP no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Leovane Gregório.

Os desafios da operacionalização da Política Nacional de Assistência Social, em cenário de ataques aos direitos sociais e às políticas públicas, apontam para a necessidade de intensificar a luta pela manutenção dos direitos socioassistenciais. Nesse contexto, o CFP se coloca como defensor da política, a partir da concepção de garantia dos direitos aos cidadãos usuários e no apoio às (aos) psicólogas (os) que atuam na assistência social. Essas (es) profissionais têm construído importante prática interdisciplinar, apesar de os desafios ainda postos na formação e no âmbito do trabalho cotidiano no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

 

Conferências

Considerando o corte de verbas para serviços, redução do orçamento com a Emenda Constitucional 95, criação do Programa Criança Feliz, o debate sobre a interdisciplinariedade no Suas, as possibilidades de atuação da Psicologia no sistema e os desafios enfrentados pelas psicólogas/os, a Conpas iniciou o planejamento de trabalho trienal e encaminhou algumas ações para os próximos meses, marcados pelas etapas estaduais das Conferências de Assistência Social.

O colegiado refletiu sobre as pautas de interesse dos trabalhadores e da sociedade na 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que terá como tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Suas” e aproveitou para discutir também alguns enfoques específicos da Psicologia nesse contexto. Planejou, ainda, ações de convocação dos profissionais para reforçar a participação e a mobilização para o evento, cujas preparatórias ainda estão em curso.

Fórum

Os integrantes também analisaram o convite feito pelo Fórum Nacional de Usuários do Suas (FNUSuas) ao CFP para construção conjunta de campanha de combate ao preconceito contra os usuários do sistema, especialmente os relacionados à criminalização e à naturalização da pobreza.

A comissão também discutiu outras propostas de eventos e atividades relativos à Psicologia no Suas, em articulação com os Conselhos Regionais de Psicologia, de forma a possibilitar a promoção de diálogos sobre temáticas nacionais e regionais, fomentando integração e trocas de experiências entre as psicólogas/os, proporcionando visibilidade e qualificação da Psicologia no sistema.

O próximo encontro foi agendado para o fim de setembro.

Quem faz parte da Comissão Executiva da Conpas

Andréa Esmeraldo Câmara

Conselheira do XVII Plenário (Região Nordeste). Representante do CFP na Secretaria Executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSuas). Psicóloga na Prefeitura Municipal de Maracanaú.

 

Célia Zenaide da Silva

Conselheira do XVII Plenário do CFP (Região Sudeste). Representante suplente do CFP na Secretaria Executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSuas). Psicóloga da rede de Assistência Social em Campinas/SP.

 

Fabiana Itaci C. Araujo

Conselheira do XVII Plenário (Região Centro Oeste). Representante do CFP na Secretaria Executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSuas). Professora da Universidade Federal de Goiás na Regional Cidade de Goiás (UFG/RG).

 

Deborah Akerman

Mestre em Psicologia Social (UFSJ). Colaboradora do CRP/MG. Analista de políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, trabalha como superintendente de Proteção Social Básica e gestão do Suas.

 

Solange Maria Rodrigues Leite

Psicóloga com especialização em Psicologia aplicada ao Social pela PUC/PR. Servidora pública do município de Pinhais na Secretaria Municipal de Assistência Social, com atuação na Proteção Social Básica.

 

Rafaela Palmeira Nogueira Belo

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua em Cras na região amazônica do Marajó.

 

Leovane Gregório

Atual representante do CFP no CNAS. Servidor público da área da Assistência Social há mais de 20 anos. Gerente de Desenvolvimento e Capacitação de Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal. Conselheiro do CRP/DF.