Notícias

15/05/2015 - 13:17

Satepsi – Desafios para os próximos dez anos

Integrantes da CCAP do CFP apresentaram as mudanças que o sistema trouxe para a categoria

Satepsi – Desafios para os próximos dez anos

_P2A0979Os desafios do Satepsi para os próximos dez anos. Este foi o tema de mesa promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) no 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Conpsi), nesta sexta-feira, no Centro de Convenções, em Salvador/BA.

Os debatedores, também integrantes da Comissão Consultiva da Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), destacaram a importância do Satepsi para as avaliações psicológicas, a capacitação dos profissionais e as ações do próprio colegiado. A mesa foi composta pelos professores João Alchieri (conselheiro do CFP e professor da UFPB), Cícero Vaz (UFRGS) e Valdiney Gouveia (UFPB).

João Alchieri apresentou um contexto de como foi criado o Satepsi e sua evolução. Segundo ele, houve visíveis necessidades de modificações e aprimoramentos, desde 2003 quando se iniciou até os dias de hoje. O conselheiro do CFP destacou ainda a redução do número de instrumentos de avaliação utilizados e a agregação de novos. Desde 2003, 259 testes foram avaliados pelo Satepsi.
Alchieri listou a problematização dos atuais indicadores, que, segundo ele, não se atentam para os seguintes elementos: número de casos amostrais pouco representativos do cenário regional ou nacional, caracterização por idades, sexo e escolaridade sem contextualização, ausência de parâmetros demográficos de micro e macro regiões, entre outros.

_P2A0966Para o conselheiro do CFP, o cenário nacional para os psicólogos será de alta rotatividade, que exigirá mais do profissional. “Toda a mudança é positiva, dizem os sobreviventes. A formação não é só fazer faculdade, é algo que vai além, nunca termina. Fazer uma série de cursos sobre seu aspecto de trabalho. Verificação e não apenas usando instrumentos de avaliação psicológica”.

Por sua vez, o Profº Cícero Vaz apresentou um documento de sua autoria intitulado
avaliação psicológica no Brasil: obstáculos e desafios no país. Vaz fez a leitura de desse texto e levantou reflexões aos presentes. Entre essas, destacam-se: “Por que em determinadas profissões, liberais, a entrevista tem importância fundamental? Por que em algum concurso público a comissão determina que não pode usar entrevista? Está se dando muito valor aos testes e pouco à capacitação intelectual do psicólogo. Isso está fazendo com que ele tenha pouco prestígio em relação a outras profissões. O ideal é a convergência é competência do profissional e o instrumento. Com isso, daqui a dez anos, a profissão será ainda bem melhor”, prevê.

Valdiney Gouveia advertiu que o Satepsi veio para ficar, trazendo contribuições importantes. Gouveia fez uma apresentação do trabalho daquele colegiado no CFP e reforçou a importância de uma renovação anual em seus quadros. “É importante que se renove a comissão. Estamos pensando em renovação de um terço da comissão a cada ano, pois as instituições são permanentes”, reforçou, chamando os profissionais a serem pareceristas ad-hoc da comissão, como forma de dar oportunidades a múltiplas contribuições. Valdiney relatou a importância da cartilha de avaliação psicológica, mas que essa embase os testes com teorias psicológicas. “Os Manuais são muito curtos, com fórmulas pré-prontas como se as pessoas soubessem, mas não sabem. Nossa área de avaliação é diminuta, então é importante a integração das instituições. Articular enquanto grupo e categoria”, ressaltou.

Confira abaixo vídeo sobre a atividade: