Notícias

23/02/2017 - 11:10

Secretaria de Orientação e Ética define atividades para 2017

Adoção de novos procedimentos de mediação e treinamento de relatores de processos éticos estão entre as ações planejadas para o ano

Secretaria de Orientação e Ética define atividades para 2017

A equipe da Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) reuniu-se, na última quinta-feira (16), em Brasília/DF, para definir seu cronograma de atividades para 2017. Esta foi a primeira reunião ordinária da SOE sob a coordenação da conselheira Júnia Maria Campos Lara, representante do XVII Plenário do CFP.

Durante o encontro, que contou com a participação de Aluízio Lopes de Brito, ex-conselheiro do CFP, a SOE definiu o cronograma de atividades para o ano, que inclui a implantação dos procedimentos de mediação no Sistema Conselhos; o treinamento para relatores de processos éticos do CFP; e a reativação do Grupo de Trabalho (GT) de Revisão da Política de Orientação e Fiscalização.

Orientação

O GT de Revisão da Política de Orientação e Fiscalização será responsável por elaborar uma proposta de atualização para dois instrumentos fundamentais ao exercício da Psicologia Brasileira:  o Código de Processamento Disciplinar e a Consolidação das Resoluções CFP. A expectativa é de que uma primeira versão do trabalho já seja apresentada durante a Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF), dias 20 e 21 de maio de 2017, em Brasília/DF.

Outra atuação importante da SOE em 2017 será o assessoramento aos Conselhos Regionais na criação das chamadas Câmaras de Mediação, que atuarão no processamento disciplinar, buscando a adoção de processos restaurativos que superem a lógica punitiva.  Com apoio da Assessoria Jurídica do CFP, a Secretaria de Orientação e Ética também vai realizar um treinamento com os novos conselheiros do CFP que serão relatores de processos disciplinares.

Para dar mais celeridade à tramitação de processos éticos, a SOE também vai iniciar um estudo para implantação de um sistema eletrônico para modernizar os fluxos e torná-los ainda mais seguros e eficazes.