Notícias

30/08/2014 - 17:42

Seminário

CFP participa de Seminário no Ceará

Seminário

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), representado pela conselheira Meire Viana, participou, nos dias 9 e 15 de agosto, do Seminário Regional “Os Caminhos e o Caminhar da Psicologia no Ceará”. Na primeira data, o evento ocorreu em Fortaleza, na Universidade de Fortaleza (Unifor). No dia 15, foi na cidade de Quixadá-CE.  Os debates do seminário contaram ainda com as presenças de representantes do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP-11, Ceará), do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Ceará (Psindce) e de psicólogos (as) daquela região.

A mesa de abertura da atividade da Unifor, no dia 9, contou com as presenças de Elton Gurgel (presidente do CRP 11), Juliemary Peixoto (Psindce), Enildo Calixto (Fenapsi) e Meire Viana (CFP). No evento, discutiram-se projetos em prol da categoria dos (as) psicólogos (as), apresentaram-se os resultados do GT das Condições de Trabalho e a proposição do Fórum Permanente sobre a temática. Em Quixadá, deu-se seguimento à referida atividade. A mesa contou com a participação da conselheira do CFP, Meire Viana, dos conselheiros do CRP-11  Elton Gurgel e Rochelli Trigueiro (suplente), dos diretores do Psindce, Rodrigo Meireles e Juliemary Peixoto, e do advogado Hugo Leão.

foto1

Em ambos os eventos, o foco da apresentação da conselheira Meire Viana foi a articulação do CFP para aprovação do Projeto de Lei 3338/2008, o qual institui a carga horária de 30 horas semanais para psicólogos (as). A proposição foi aprovada recentemente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Ocorreram também grupos de trabalho debatendo “Psicologia e Saúde”, “Psicologia e Educação”, “Psicologia e Segurança Pública” e “Psicologia e Assistência Social”. Ao final dos eventos, foi construída uma pauta de reivindicações a ser apresentada aos candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano, considerando a atuação da Psicologia nas Políticas Públicas no Ceará.