Notícias

05/08/2016 - 17:59

Seminário em São Paulo qualificou profissionais para Psicologia do Trânsito

Cerca de 100 pessoas participaram do segundo encontro de série de comissão do CFP em capitais do país

Seminário em São Paulo qualificou profissionais para Psicologia do Trânsito

O Seminário “Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação”, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), reuniu em São Paulo, na sexta-feira (29), cerca de 100 pessoas, e apresentou aos participantes essa área de atuação profissional, além de qualificar a atividade de Avaliação Psicológica para Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O evento, promovido pela Comissão de Psicologia do Trânsito da autarquia em parceria com a Associação dos Psicólogos do Trânsito de SP (Apsint) e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), foi composto de palestras a respeito de possibilidades e desafios de atuação da (o) psicóloga (o) do trânsito, sobre experiências desses (as) profissionais na área e sobre a avaliação psicológica como exigência legal.

Além de integrantes da Comissão do CFP, participaram o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; a professora Alessandra Bianchi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); o psicólogo Hugo Rezende, da Divisão de Ensino da Secretaria de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais (PR); e o professor Hartmut Gunther, da Universidade de Brasília (UnB).

A presidente do Detran-SP, Neiva Aparecida Doretto, e integrantes do GT de Psicologia do Trânsito do Conselho Regional de Psicologia-SP, também compareceram à atividade.

Série

Este é o segundo de uma série de encontros em capitais do país. O anterior foi realizado em Belo Horizonte e o próximo, em Palmas, dia 18, está com inscrições abertas. Os seguintes serão em Curitiba e Fortaleza.

Segundo a psicóloga Viviane Ribeiro, integrante da Comissão, o Seminário recebeu muitos elogios dos participantes no final de evento, que ressaltaram o nível dos palestrantes e a qualidade das explanações. “Nossos objetivos de proporcionar um espaço de participação das (os) psicólogas (os) do trânsito junto aos trabalhos da comissão e do CFP e de proporcionar oportunidade de desenvolvimento e capacitação profissional estão sendo alcançados com a realização desses seminários”, avalia.

Os seminários são gratuitos, dirigidos às (aos) profissionais de Psicologia, mas abertos a estudantes, agentes de trânsito e demais interessadas (os).