Notícias

05/07/2016 - 16:36

Seminário sobre Psicologia do Trânsito qualificou profissionais de Minas Gerais

Primeiro da série de debates pelo país explorou temas como Possibilidades e Desafios de Atuação do Psicólogo do Trânsito e Avaliação Psicológica no trânsito

Seminário sobre Psicologia do Trânsito qualificou profissionais de Minas Gerais

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, na última sexta (1º), em Belo Horizonte (MG), o Seminário “Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação”, no auditório do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG). O evento, promovido pela Comissão de Psicologia do Trânsito da autarquia, teve como objetivo apresentar essa área de atuação profissional à categoria e qualificar a atividade de Avaliação Psicológica para Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que é uma das muitas possibilidades de atuação do Psicólogo do Trânsito. É o primeiro de uma série de encontros em capitais do país.

Realizada durante todo o dia, a atividade contou com a participação de especialistas em trânsito do DER/MG, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MG), da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, associações clínicas locais, Sistema SEST/SENAT, psicólogas (os) e estudantes de Psicologia.

Programação

A mesa de abertura contou com as presenças dos conselheiros do CFP Rogério Oliveira e Silva e Viviane Moura de Azevedo Ribeiro. Silva destacou a importância dessa comissão para o CFP e da realização de encontros desta natureza para que se conheça a realidade da categoria que atua nesse setor – em que, segundo ele, há bastantes profissionais atuando –, bem como valorizar a categoria.

Pela manhã, as demais mesas tiveram as participações da representante do DER/MG, Rosely Fantoni (Situação do Trânsito na Região), Péricles Santos, do BHTRANS (Possibilidades e Desafios de Atuação do Psicólogo do Trânsito), Hugo Rezende (Outras Experiências em Psicologia do Trânsito), e, encerrando a manhã, o psicólogo Lúcio Garcia, integrante da Comissão de Psicologia do Trânsito do CFP, discorreu sobre Avaliação Psicológica como Exigência Legal.

À tarde, o conselheiro CFP Roberto Moraes Cruz abordou o tema Avaliação e Perícia Psicológica no Trânsito: Desafios e Perspectivas. Após sua intervenção, foram divididos três grupos de trabalho com os seguintes temas: Ampliação da Área; Qualificação da Avaliação Psicológica para Condutores de CNH e Desafios e Dificuldades de Atuação Local. Ao final, a apresentação dos resultados foi conduzida pelos membros da Comissão de Psicologia do Trânsito do CFP.

Outros seminários como este estão previstos em Curitiba, São Paulo, Palmas e Fortaleza, e serão espaços de participação das (os) psicólogas (os) do trânsito nos trabalhos da Comissão, com o objetivo, ainda, de proporcionar oportunidades de desenvolvimento e capacitação profissional.