Notícias

11/12/2017 - 13:48

Seminário debate sistema tributário e desigualdade social

Promovido pelo Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social, evento discute o papel da tributação na redução das desigualdades e o futuro da reforma tributária

Seminário debate sistema tributário e desigualdade social

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social, do qual o Conselho Federal de Psicologia (CFP) faz parte, em conjunto com o grupo de trabalho da Reforma Tributária promovem, nesta terça-feira (12), o seminário “Desigualdade Social e Sistema Tributário”. O evento ocorrerá em Brasília, no auditório do Teatro dos Bancários, das 8h30 às 13h.

A programação inclui três palestras relacionadas ao tema central: “Desigualdade social no Brasil: mudou?”, “O papel da tributação na redução das desigualdades” e “O futuro da reforma tributária no Congresso”.

Participam, entre mediadores e expositores, nomes como Júlio Miragaya, presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon); Tereza Campello, ex-ministra do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); Evilásio Salvador, professor da Universidade de Brasília (UnB); Kátia Maia, diretora da Oxfam Brasil; e Eduardo Fagnani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Também confirmaram presença no debate sobre o futuro da reforma tributária no Congresso os deputados federais Alessandro Molon (Rede-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP) e Érika Kokay (PT-DF).

Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social

Mais de 30 entidades compõem o fórum, liderado pelo Cofecon. Entre elas, a Oxfam Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O grupo de trabalho da Reforma Tributária agrupa representantes de 20 organizações, coordenado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), com a finalidade de elaborar propostas de Reforma Tributária que possam ser encampadas pelas organizações representativas da sociedade civil brasileira.

Mais informações: www.campanha.cofecon.gov.br; asp@cofecon.gov.br; (61) 3208-1818.

Serviço
Seminário Desigualdade Social e Sistema Tributário
Data: 12 de dezembro de 2017
Hora: 8h30 às 13h
Local: Teatro dos Bancários, Entrequadra Sul 514/515, Asa Sul, Brasília, DF.

Programação
8h30
Recepção

9h
Abertura
Cofecon / Fenafisco / Anfip

9h15
Desigualdades no Brasil: mudou?
Mediação: Clemente Ganz (Dieese)

Expositores: Júlio Miragaya (Cofecon), Tereza Campello (Ex-ministra do MDS) e Evilásio Salvador (UnB)

10h30
Intervalo

10h45
O papel da tributação na redução de desigualdades
Mediação: Charles Alcântara (Fenafisco)
Expositores: Eduardo Fagnani (Unicamp), Paulo Gil (IJF) e Grazielle David (Inesc)

12h
O futuro da reforma tributária no Congresso
Mediação: Kátia Maia (Oxfam Brasil)
Expositores: dep. Alessandro Molon (Rede-RJ), dep. Ivan Valente (Psol-SP) e dep. Érika Kokay (PT-DF)

13h
Encerramento