Notícias

12/08/2016 - 14:18

Tire suas dúvidas e fique com tudo em ordem para votar nas eleições do Sistema Conselhos

Todas (os) psicólogas (os) inscritas (os), ativas (os) e com anuidade em dia podem votar, e os procedimentos são simples, pela internet

Tire suas dúvidas e fique com tudo em ordem para votar nas eleições do Sistema Conselhos

De 24 a 27 de agosto serão realizadas as eleições do Sistema Conselhos de Psicologia. Todas (os) psicólogas (os) inscritas (os), ativas (os) e adimplentes podem votar, e os procedimentos são simples, com a possibilidade fazer todos os passos pela internet.

Para saber se você está apta (o) a votar, basta entrar no site das eleições, escolher o CRP do seu estado e conferir o status do seu registro na área Colégio Eleitoral.

Se o seu nome não constar ali, consulte o Conselho Regional de Psicologia (CRP) em que você está inscrita (o) para verificar a existência de problemas em seu registro ou débitos. Do ponto de vista financeiro, é considerada (o) em dia quem pagou as anuidades anteriores a 2016. Quem constatar que está em dívida poderá negociar o parcelamento com o Regional.

Se consta como tudo OK, você deve receber uma senha por e-mail no dia 18 ou no 19. Toda a categoria pode optar pela votação pela internet – mesmo quem pediu e recebeu o kit de voto por correspondência, oferecido àqueles (as) que residem a mais de 50 quilômetros de posto de votação.

Sobre a campanha de atualização cadastral

Foi realizada uma campanha de atualização cadastral para que as (os) profissionais conferissem se seus dados pessoais (CPF, endereço postal, endereço eletrônico, telefone celular) estavam atualizados. Se você não fez esse caminho, mas está com tudo em ordem, poderá votar normalmente. Nesse caso, a sugestão é entrar em contato com seu Regional até segunda-feira (15) para ficar tranquila (o).

Outra possibilidade é recorrer à equipe de suporte à atualização de dados que o CFP mantém neste período. Você pode contatá-la pelo telefone 0800 642-0110 (em horário comercial) ou pelo e-mail atualizadados@cfp.org.br. Por esse canal é possível conferir se seus dados estão corretos, mas, caso precise alterar alguma coisa, você tem de procurar seu Regional.

Participe! Seu voto ajudará a definir o plenário responsável por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão nos próximos três anos, tanto em âmbito nacional como no seu estado.

Passo a passo

Um vídeo publicado pelo CFP explica passo a passo como usar o site das eleições do Sistema Conselhos e participar das votações.

No site constam links de dúvidas frequentes, central de atendimento, documentos relativos ao processo eleitoral e seu calendário. Também estão ali as informações sobre as chapas e candidatas (os) inscritas, bem como a respectiva plataforma.

Se tiver dificuldade em fazer algum procedimento no site das eleições, você pode pedir orientação pelo chat disponível ali ou ligar para 0800 277-2985 (horário comercial).