Notícias

18/08/2017 - 13:24

Toda Psicologia nos interessa: Rodas de Conversa no CFP

Segunda-feira (21), às 15h, com transmissão ao vivo pela internet. Participe! Envie perguntas pelas redes sociais com a #Psi55anos

Toda Psicologia nos interessa: Rodas de Conversa no CFP

Toda Psicologia nos interessa. Venha participar de uma tarde de diálogos sobre a diversidade da Psicologia brasileira e os vários espaços em que psicólogas/os podem exercer suas atividades profissionais. Para marcar as comemorações do Dia da/o Psicóloga/o (celebrado em 27/8), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na segunda-feira (21/8) o evento “Rodas de Conversa – Toda Psicologia nos interessa”, a partir das 15h.

Você pode participar do bate-papo enviando perguntas pelas redes sociais do CFP (Youtube, Facebook e Twitter) com a hashtag #Psi55anos ou pelo e-mail comunica@cfp.org.br.

Toda Psicologia nos interessa: Quatro diálogos digitais

Da psicoterapia a atuação nas políticas públicas, na educação, no trânsito, na área organizacional e na defesa dos direitos humanos. Os desafios das condições de trabalho, as práticas integrativas, as transformações pelo avanço tecnológico. As articulações institucionais e com outros países. Saúde suplementar e defesa dos direitos humanos. Serão quatro diálogos digitais, transmitidos ao vivo pela internet, a partir das 15h, com a participação de psicólogas e psicólogos falando sobre vários aspectos da prática psicológica.

Toda Psicologia nos interessa: compromisso social

Na primeira Roda de Conversa – “Compromisso Social da Psicologia”, Rogério Giannini (presidente do CFP), Ana Bock (diretora do Instituto Silvia Lane), Diva Lucia Conde (presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – Abrapee) e Joari Carvalho (psicólogo social da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Suzano/SP) falam sobre as interfaces da Psicologia nas políticas públicas, na educação e na área social.

Psicoterapia, abordagens psicocorporais e clínica ampliada, práticas integrativas e complementares, novas tecnologias. Esses são os temas da segunda Roda de Conversa – “A Psicologia na Contemporaneidade”, com as presenças de Ana Sandra Arcoverde Nóbrega (vice-presidente do CFP), Angela Hiluey (representante da Associação Brasileira de Psicoterapia – ABRAP), Grace Wanderley de Barros Correia (representante do Instituto Libertas), Delvo Ferraz (presidente Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura – Sobrapa) e Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro (pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).

Toda Psicologia nos interessa: articulações institucionais

Pedro Paulo Bicalho (diretor secretário do CFP), Maria Claudia Oliveira (representante do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira – FENPB), Inea Giovana da Silva Arioli (representante da União Latino-americana de Entidades da Psicologia – Ulapsi) e Ana Luiza de Souza Castro (coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CFP) conversam sobre as articulações institucionais da Psicologia Brasileira nacionalmente e com outros países; a defesa dos direitos humanos e os desafios da atenção aos migrantes e refugiados na Roda de Conversa “Psicologia e a integração dos povos”.

Para encerrar a tarde de diálogos, Shirlene Queiroz (presidente da Federação Nacional dos Psicólogos – Fenapsi), Fabiana Queiroga (vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT), Renan da Cunha Soares (pesquisador da Universidade Católica Dom Bosco UCDB/MS), Alexandre Trzan Ávila (Sindicato dos Psicólogos do Rio de Janeiro (SindPsi-RJ) e Rogério Giannini (presidente do CFP) conversam sobre as condições de trabalho de psicólogas/os, a atuação desses profissionais na área organizacional, no trânsito e na saúde suplementar na Roda de Conversa – “Mundo do trabalho: resistências e desafios”.

Veja aqui a programação completa.