Notícias

29/05/2015 - 17:36

Voto online: resultados parciais apontam que 97.09% querem manter o sistema

Entre os que optaram pelo “sim”, 4.445 profissionais da Psicologia justificaram que este modelo “gera comodidade e maior participação da categoria”

Voto online: resultados parciais apontam que 97.09% querem manter o sistema

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem promovido consultas online no intuito de ampliar a participação da categoria nas decisões da autarquia federal. Entre os últimos questionamentos realizados está a opinião dos profissionais da Psicologia sobre a manutenção do voto pela internet, já que uma nova eleição do Sistema Conselhos acontece em 2016.

Resultados parciais desta consulta pública apontam que 97.09% dos votantes optaram por manter a votação pela internet. Em um total de 5.372, votaram a favor da manutenção 5.216 e 156 contra até as 16h desta sexta-feira (29).

VotaramSIMEntre os que optaram pelo “sim”, 4.445 profissionais da Psicologia justificaram que este modelo “gera comodidade e maior participação da categoria” e 771 “economia em material impresso e profissionais” envolvidos no processo.

Para os que são conta o processo pela internet, 149 justificam que “não confiam em serviços online” e sete “não costumam utilizar Internet”.

A decisão de implantar o sistema de eleições com votos online, sem, no entanto, extinguir a votação por cédula, foi tomada pelo Sistema Conselhos na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) de maio de 2012. Na época, o desafio colocado apresentado foi: “como fazer uso adequado da tecnologia para produzir participação e ampliação da cidadania?”.

Eleição 2013 em números

De acordo com os dados da última eleição, 84.643 profissionais da Psicologia participaram do pleito, divididos da seguinte maneira: 18.524 votaram por correspondência ou nos postos instalados pelo Brasil e 66.119 deram seu voto, pela primeira vez, de forma online.

A possibilidade do uso pela Internet culminou em um aumento de 13,26% no número total de votantes em relação ao pleito anterior. Em 2010, a participação foi de 74.730 psicólogos e psicólogas com cadastros ativos no CFP.

Para participar desta decisão, CLIQUE AQUI

Notícias relacionadas: VOTO ONLINE: ENTENDA O PROCESSO

Próximas eleições

O próximo processo eleitoral para o Sistema Conselhos está previsto para o dia 27 de agosto de 2016. Para votar, o profissional da Psicologia precisa estar em dia com a anuidade do Conselho Regional de Psicologia correspondente e os dados cadastrais precisam estar atualizados.

O recadastramento pode ser feito em: http://cadastro.cfp.org.br/cfp/. Com a atualização dos dados, serão enviados para o novo endereço do profissional a carta voto, para votação por cédula, e o código para emissão de uma senha para o processo eleitoral online, se mantida a modalidade.