CEP ¬ Literatura e Psicanálise – Ficções clínicas – A escrita romanesca em “Estudos Sobre a Histeria”

CEP ¬ Literatura e Psicanálise – Ficções clínicas – A escrita romanesca em “Estudos Sobre a Histeria”

1. Artes com ciências – a exposição L’Âme au Corps 2. Desejo de romance e clínica psicanalítica 3. Breuer, Anna O. e Hans Christian Andersen 4. Freud, os Estudos e a escrita romanesca 5. O papel da ficção: contribuições da historiografia

  1. Docente: Ricardo Alvarenga Hirata
  2. Tornada célebre pelas “extraordinárias qualidades literárias”, “Estudos Sobre a Histeria” combina histórias clínicas de oito mulheres a considerações teóricas sobre o “mecanismo psíquico” da histeria e, de modo inaugural, uma terapêutica da fala. Elementos que evidenciam o encontro do pesquisador da natureza (Naturforscher) com um incômodo “Criador de Ficções” (Dichter).
  3. Ao notar a ameaça da arte em seu projeto científico, Freud se “consola” justificando o “caráter literário” dessas histórias pela “natureza da matéria” e não a uma escolha pessoal. Em outras palavras, colocou o escritor a serviço do cientista. Inovação criadora, ato de linguagem, a escrita romanesca tornou possível, por um lado, a exploração do objeto de investigação e, por outro, a transmissão dos resultados. Em revisão, no diálogo com a crítica literária e a historiografia recente, cabe-nos relançar a incômoda aproximação entre Literatura e Psicanálise.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 05/05/2017 19:00

Fim do evento: 05/05/2017 21:00


E-mail: cep@centropsicanalise.com.br
Site: www.centropsicanalise.com.br
Telefone: (11) 3864-2330
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 - Pacaembú