VII CONPDL (Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura) “As Múltiplas Faces da Adoção – Leituras a partir de “Nunca Deixe de Acreditar”

VII CONPDL (Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura) “As Múltiplas Faces da Adoção – Leituras a partir de “Nunca Deixe de Acreditar”

VII CONPDL – As múltiplas faces da adoção: leituras de Nunca deixe de acreditar traz a proposta de debater o tema da adoção em um sentido amplo, levando em conta as engrenagens da infância no Brasil. Portanto, além de trazer reflexões sobre o que está em jogo nos processos adotivos, faz parte também da temática que buscamos discutir o Cadastro Nacional de adoção, as crianças e adolescentes que não são adotados, que ficam abrigadas até os 18 anos, as instituições de acolhimento, crianças que acabam na criminalidade, crianças que estão inseridas no sistema socioeducativo, aspectos sociais da infância no Brasil, o lugar das políticas públicas, a preparação para a adoção, as crianças que são devolvidas, enfim, a adoção em suas múltiplas faces. A leitura do livro não é obrigatória e os trabalhos não tem, necessariamente que abordar o viés psicanalítico. Nosso objetivo é produzir um espaço de diálogo entre diferentes campos de saber sobre um tema tão relevante como é a Adoção e suas múltiplas faces.

Imagem:

  1. Em 2018, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, teremos a sétima edição do Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura: o CONPDL. Assim como nas edições anteriores, elegemos um livro “carro chefe” para puxar a discussão ampla sobre um tema. Em 2018 nosso tema de trabalho será Adoção.
  2. Convidamos a todas e todos interessados no tema a participarem do VII CONPDL, realizado no Campus da UFMG, organizado por uma equipe de psicólogos em diferentes níveis de formação (professores, doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduandos, profissionais da psicologia) cujo interesse comum é o diálogo com os profissionais que atuam na rede, com profissionais e estudantes das áreas do congresso (psicologia, direito e literatura) e com pesquisadores sobre um tema tão importante quanto é a Adoção no Brasil.
  3. O livro Nunca deixe de acreditar (ed. Novo Conceito, 2017) é a autobiografia de Christina Richardsson. Através do livro temos acesso a uma construção narrativa, feita a partir dos fragmentos de memória da autora, quando vem ao Brasil num processo chamado no universo da adoção de “busca às origens”. Sua história é semelhante a de tantas crianças brasileiras, que pelo fato de serem pobres num país tão desigual, foram privadas de direitos essenciais, no entanto, há algo que as diferencia de tantas outras: a criança fala e nosso objetivo, na abordagem deste livro, é reverberar a voz dessa criança e o que está sendo falado. A infância de Christina Richardsson se passa antes da implementação no Estatuto da Criança e do Adolescente, tempo em que a defesa e proteção à infância atravessava caminhos bastante sombrios. As vozes das crianças pobres brasileiras são silenciadas por diversos dispositivos sociais e políticos. A narrativa dessa autora é uma oportunidade ímpar de escuta de vozes amplamente silenciadas.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 19/09/2018 09:00

Fim do evento: 21/09/2018 19:00


E-mail: conpdl@gmail.com
Site: http://www.conpdl.com.br/
Telefone: (31) 99951-6855
Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha, Belo Horizonte - MG. CEP 31270901