Notícias

29/05/2019 - 12:22

Psicologia dá início ao 10º CNP

Instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos, o Congresso Nacional da Psicologia é um processo democrático e participativo, onde a categoria decide os rumos da profissão

Psicologia dá início ao 10º CNP

Começa na noite desta quinta-feira (30), em Brasília (DF), o 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia.  Com o tema “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”, o Congresso acontecerá até domingo (2 de junho), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O CNP é um processo amplo de debates, que se inicia bem perto de cada psicóloga(o), nos seus Conselhos Regionais, Subsedes ou Seções, com os Eventos Preparatórios, Pré-Congressos (Pré-Coreps) e Congressos Regionais (Coreps), onde foram apreciadas,  sistematizadas e aprovadas as propostas para a etapa nacional. Todo o processo, desde os eventos preparatórios até o congresso nacional, é democrático e participativo, e tem o objetivo de convocar a categoria para problematizar a conjuntura, a Psicologia e sua participação no contexto histórico, para propor as diretrizes do próximo triênio. Neste 10º CNP, as(os) psicólogas(os) decidirão os rumos da profissão para o período de 2020 a2022.

O evento reunirá 418 psicólogas(os) delegadas(os) de todo o Brasil, que foram eleitas(os) nos Coreps para representarem suas regiões com as propostas elaboradas nas etapas anteriores. São 644 propostas nacionais sistematizadas para a última etapa. Na esfera regional, foram 1.151 propostas aprovadas, que vão orientar as ações dos CRPs nos próximos três anos.

Nos Coreps também foram feitas as inscrições das chapas que concorrerão às eleições aos CRPs. No CNP haverá espaço para as inscrições das chapas que concorrerão à Consulta Nacional ao Conselho Federal de Psicologia.

O CNP possui três eixos orientadores:

1º:  Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos

2º: O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos

3º: Do Exercício Profissional

A escolha dos eixos foi baseada no diálogo com a sociedade, com o Estado e com a categoria profissional, em que a Psicologia brasileira enquanto ciência e profissão tem demarcado através de um projeto ético político com o compromisso social, uma posição em defesa dos direitos sociais, dos direitos humanos, das políticas públicas, da pluralidade e de construção de subjetividades.

Interatividade

Apenas as(os) psicólogas(os) delegadas(os) que foram eleitas(os) nos respectivos Coreps poderão participar do CNP, mas toda a categoria poderá acompanhar ao vivo as atividades do Congresso por meio do site, Facebook e Youtube do CFP. Para interagir nas redes sociais sobre o 10º CNP, poste usando a hastag #10CNP. Já no Instagram, ao postar suas fotos e stories, lembre-se de marcar @ConselhoFederaldePsicologia.

10º Congresso Nacional de Psicologia (CNP)

Horário: 17h (abertura)

Data: 30 de maio a 2 de junho

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Confira as transmissões ao vivo do CNP

Abertura

01/06 – Manhã

01/06 – Tarde

01/06 – Noite

02/06 – Manhã

02/06 – Tarde