Notícias

03/07/2008 - 12:25

Atuação de psicólogos em educação inclusiva: CFP divulga resultados da pesquisa nacional

O Centro de Referência Técnica em Piscologia e Políticas Públicas do CFP colocou à disposição da categoria os resultados descritivos da pesquisa sobre a atuação profissional em programas de Educação Inclusiva, realizado em 2007. Esse documento faz parte do Programa de investigação da prática profissional por meio de ciclos de pesquisa, que, ano passado, investigou seis áreas de atuação.

Este ano os psicólogos e psicólogas que atuam na Política de educação especial/inclusiva do MEC formam o primeiro grupo de profissionais da agenda de pesquisas. Este estudo conta ainda com os profissionais que atuam em medidas socioeducativas em Meio Aberto (prestação de serviço na comunidade e Liberdade assistida); em programas de atenção a mulheres em situação de violência, e em projetos da Rede Básica de Saúde.

Pelo menos 480 psicólogos que atuam em programas com esses focos responderam ao questionário online (disponível no site entre os dias 10 de março e 19 de maio de 2008). Quem atua naquelas áreas e não teve oportunidade de preencher o documento pode participar da 2ª etapa da pesquisa.

Pesquisadores e outros profissionais interessados em aprofundar análises do material -estudando, por exemplo, o cruzamento de variáveis – podem procurar a Coordenação nacional do CREPOP para ter acesso aos dados brutos da pesquisa. Os resultados apresentados parcialmente no site apontam algumas característiscas do perfil desse profissional, assim como de seu modo de atuação. Confira na seção “Resultados das Pesquisas