Comissão de Direitos Humanos

Racismo é uma coisa da minha cabeça ou da sua?

Uma campanha das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia

Quando lançou a Resolução CFP nº 18/2002, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) estabeleceu as normas de atuação para as(os) psicólogas(os) em relação ao preconceito e à discriminação racial, colocando em evidência a necessidade urgente de fazer enfrentamento a todas as formas de racismo e reafirmando o compromisso da autarquia na defesa dos direitos das populações historicamente oprimidas pelo racismo (com destaque às pessoas negras e indígenas).

Passadas quase duas décadas, o CFP e os Conselhos Regionais de Psicologia – por meio de suas Comissões de Direitos Humanos – lançam em 2020 a campanha “Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?”, tendo como objetivo registrar a história e a atuação do Sistema Conselhos de Psicologia em relação ao tema, bem como estabelecer novas contribuições a esse debate junto à categoria e à sociedade. Trata-se da “Campanha Nacional de Direitos Humanos” do “Sistema Conselhos de Psicologia” (2020-2022).

A campanha prevê uma série de ações que devem ser realizadas até dezembro de 2022. Entre elas, vídeos, podcasts, publicações e webinários temáticos. A ideia é contribuir para o aprimoramento do exercício profissional da categoria em seus mais diversos campos, considerando os temas do racismo contra a população negra e indígena, da branquitude e da interseccionalidade de raça, etnia, classe, gênero e deficiência.

Além disso, a campanha pretende incitar o debate sobre práticas psicológicas antirracistas, assim como promover reflexões sobre as relações étnico-raciais junto à sociedade, visando contribuir para a superação do racismo em diversos contextos sociais.

#VamosConversarSobreRacismo
#VamosConversarSobreBranquitude


VÍDEOS

 

Institucional

 

Lançamento da Campanha

 

Maria de Jesus Moura

Eliane Silvia Costa

 

Thaynara Sousa Silva

Iolete Ribeiro da Silva

 

Jeane Saskya campos Tavares

Jaqueline Gomes de Jesus

Arthur Fernandes Sampaio

Claudia Mayorga

Ematuir Teles de Sousa

Andréa Ferreira Lima Esmeraldo

Vitória Bernardes

Filippe de Mello Lopes

Cinthia Vilas Boas