Notícias

24/01/2018 - 10:32

CFP debate visibilidade trans e Resolução 01/99

Diálogo Digital do Conselho Federal de Psicologia, marcado para 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans, terá participação do público pelas redes sociais

CFP debate visibilidade trans e Resolução 01/99

No dia 29 de janeiro, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai promover debate online sobre visibilidade trans e a Resolução 01/99 do CFP, que orienta os profissionais da área a atuar nas questões relativas à orientação sexual. A data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, que marca a luta pelos direitos humanos, pelo respeito à identidade de gênero e em busca do direito à vida sem preconceito e discriminação.

O debate, mediado pelo conselheiro Pedro Paulo Bicalho, terá a participação de Symmy Larrat, Alessandra Ramos, Adriana Sales, Tathiane Araújo, Leonardo Luiz da Cruz Lima, Suzana Konstantinos Livadias e Céu Cavalcanti.

Você também pode participar do debate, programado para às 16h, enviando perguntas pelas redes sociais do CFP (Youtube, Facebook e Twitter) com a hashtag #VisibilidadeTrans ou pelo e-mail comunica@cfp.org.br.

Profissionais devem contribuir para eliminar transfobia e não podem ser omissos frente à discriminação

Na Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) de dezembro de 2017, as delegações da categoria decidiram publicar resolução regulamentando a atuação de profissionais da Psicologia em relação às pessoas travestis e transexuais. Na prática, a nova norma complementa a Resolução 01/99.

A Resolução CFP 01-2018 orienta os profissionais da Psicologia a atuar, no exercício da profissão, de modo que as travestilidades e transexualidades não sejam consideradas patologias. A resolução determina que, em sua prática profissional, psicólogas e psicólogos devem atuar de forma a contribuir para a eliminação da transfobia e orienta, ainda, que não favoreçam qualquer ação de preconceito e nem se omitam frente à discriminação de pessoas transexuais e travestis.

A norma recém-aprovada impede o uso de instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter ou reforçar preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminação e veda a colaboração com eventos ou serviços que contribuam para o desenvolvimento de culturas institucionais discriminatórias.

Conheça os debatedores

Adriana Sales possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso e mestrado em Educação pela UFMT. Atualmente, é professora na Secretaria de Estado de Educação, lotada na Superintendência de Formação dos Profissionais de Educação. Ativista social do movimento trans brasileiro desde 1998, secretária para assuntos internacionais da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e militante para as causas das travestis e transexuais no contexto escolar.

Alessandra Ramos Makkeda é integrante do Conselho Estadual LGBT do Rio de Janeiro, assessora LGBT do GT do Sistema Penitenciário. É tradutora, ativista e assessora parlamentar na Câmara dos Deputados.

Céu Cavalcanti é psicóloga doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante da Comissão de Gênero do CRP-02 (PE).

Leonardo Luiz da Cruz Lima é professor de Educação Física e é um dos coordenadores do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT-DF). Cuida dos assuntos relacionados à saúde na entidade.

Ludymilla Santiago é formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Militante do Movimento de Travestis e Transexuais do Brasil, integrante do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros do Brasil (FONATRANS). Ludymilla também faz parte da ANAVTrans, ANTRA e Rede Afro LGBT. É conselheira do Conselho Distrital de Segurança Pública do Distrito Federal (CONDISP) pela Rede Afro LGBT e Gestora Pública da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do GDF (SEDESTMIDH).

Suzana Konstantinos Livadias é psicóloga, coordenadora do Espaço Trans, mestranda do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva PPGSC/UFPE, pesquisadora de autismo ligada à Associação Preaut.

Symmy Larrat é presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT). Foi coordenadora nacional LGBT do governo federal e coordenadora do Programa Transcidadania da Prefeitura de São Paulo.

Tathiane Araújo é conselheira Nacional de Saúde (CNS) e representa a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil (RedTrans Brasil) no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).

Confira as programações regionais:

CRP-PR
Janeiro Lilás – Visibilidade Trans: Ação local de distribuição de flyer no Litoral paranaense e no evento do Transgrupo Marcela Prado, no dia 29 de janeiro, em Curitiba/PR.

CRP-RJ
Confira a programação

CRP-MG
Confira a programação

CRP-ES
Seminário de Orientação sobre Atendimento Psicológico a pessoas Trans
Dia 31 de janeiro, às 14 h, em Vitória/ES.

CRP-PE
Dia 5/02, a partir das 18h30, no auditório da Sede do CRP-02, no Recife-PE. Palestrantes: Suzana Konstantinos Livadias, Céu Cavalcanti e o estudante de psicologia Daniel Brandão

Rede Trans
IV Semana da Visibilidade Trans Hanna Suzart
De 29/01 a 2/02

Antra
V Semana Nordestina da Visibilidade Trans
De 28/01 a 3/02, em Pernambuco