Notícias

09/11/2017 - 15:59

CFP se prepara para a 30ª edição do Encontro de Bauru

Conselho Federal convida a todos e todas a participarem do evento que marca a luta antimanicomial no Brasil. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1 de dezembro

Nos dias 8 e 9 de dezembro, acontecerá o Encontro de Bauru: 30 anos de luta por uma sociedade sem manicômios, na Universidade Sagrado Coração, em Bauru-SP. Mais uma vez, o encontro contará com a participação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), movimentos organizados, sociedade acadêmica e dos trabalhadores da saúde mental.

Serão dois dias de evento, em que acontecerão rodas de conversa, programação cultural e ato público (confira abaixo a programação provisória). As delegações que quiserem participar poderão se inscrever enviando um e-mail para 30anosdeluta@gmail.com. Para mais informações sobre participação na Feira Solidária, alojamento e alimentação, confira abaixo, em Serviço.

A sociedade brasileira está vivendo um momento de diversos retrocessos nas políticas públicas, particularmente na luta da política de saúde mental. Com isso, é fundamental a presença e todas e todos, unidos em Bauru, reafirmando os compromissos da luta antimanicomial de uma saúde mental e cidadania fora do modelo atual ou recusando o modelo da internação, o modelo manicomial do segregador.

Para receber as novidades, confirme presença no evento aqui: https://www.facebook.com/events/241599543020086

 

SERVIÇO

Encontro de Bauru: 30 anos de luta por uma sociedade sem manicômios

Data: 8 e 9 de dezembro

Locais:
Rodas de Conversas: USC (Universidade do Sagrado Coração): R. Irmã Arminda, 10-50 – Jardim Brasil, Bauru – SP

Programação Cultural: Parque Vitória Régia: Av. Nações Unidas, 25-25 – Jardim Brasil, Bauru – SP

Ato público: Praça Rui Barbosa: Centro, Bauru – SP

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas, de forma gratuita, até o dia 1 de dezembro de 2017 pelo link http://www2.pol.org.br/inscricoesonline/bauru/2017. As vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA (POR DIA):

8/12

Manhã
Abertura do Encontro de Bauru (USC)

Tarde
Rodas de conversa
Caravana de Direitos Humanos (Defensoria Pública)

Noite
Ato público na cidade (Praça Rui Barbosa)

9/12

Manhã
Rodas de conversa (USC)

Tarde
Plenária final

Noite
Programação cultural: Parque Vitória Régia

Todos os dias
Feira de Economia Solidária
Prêmio Arthur Bispo

SOBRE AS RODAS DE CONVERSA
Todas as rodas de conversa têm como proposta discutir balanço, desafios e estratégias de luta e resistência na perspectiva de construção de propostas para a Plenária Final do Encontro de Bauru.

Confira  os temas das rodas de conversa:

TEMA 1: Cuidado em liberdade: a RAPS que queremos
– Reafirmando a defesa radical do cuidado em liberdade, vamos dialogar sobre diferentes serviços da RAPS e o que queremos para eles.

TEMA 2: Por uma reforma psiquiátrica antimanicomial: desafios e impasses para os
movimentos sociais – Vamos analisar a conjuntura e a situação atual da reforma psiquiátrica antimanicomial e dos movimentos sociais no país e nos estados e buscar caminhos para construir uma agenda ampliada.

TEMA 3: Trabalho em saúde e enfrentamento da precarização
– Discutiremos sobre a situação atual dos processos de trabalho, considerando as terceirizações e as parcerias com entidades da sociedade civil, entre outros elementos.

TEMA 4: Contra a maré: velhos e novos problemas da institucionalização
– Vamos buscar reconhecer, refletir e debater sobre os modos de institucionalização que ainda se mantém, como os manicômios, e sobre as novas formas de institucionalização, como as comunidades terapêuticas, nos diferentes estados, propondo formas de resistência.

TEMA 5: Justiça e garantia de direitos
– A partir da discussão sobre o que é justiça e do cenário de violação de direitos, a proposta é problematizarmos situações diversas, incluindo a da pessoa com experiência de sofrimento psíquico em conflito com a lei.

TEMA 6: Loucos como sujeitos de direitos
– Considerando a histórica bandeira da luta antimanicomial pelo reconhecimento do louco como sujeito de direitos, vamos dialogar sobre importantes direitos, como o direito à vida direitos.

TEMA 7: Comunicação e cultura
– Vamos refletir e dialogar sobre o imaginário social e sobre as coberturas das mídias, a grande mídia e as alternativas, em relação à temas da saúde mental, e também construir estratégias para divulgação de experiências de usuários e familiares nos serviços substitutivos.

TEMA 8: Infância e juventude
– Dentre os temas que iremos discutir, estão as questões da estigmatização, da medicalização, das internações em instituições manicomiais. Além disso, vamos conversar sobre como fomentar protagonismo, como defender o ECA e como pensar em ações intersetoriais.

TEMA 9: Álcool e outras drogas
– Vamos debater sobre temas importantes as consequências de uma guerra às drogas para a sociedade, a violência das internações compulsórias e outras ações públicas. Também iremos dialogar sobre o antiproibicionismo, as estratégias de cuidado de baixa exigência, a redução de danos, dentre outros.

TEMA 10: Políticas públicas em tempos de desmonte dos direitos sociais
– Em tempos de retrocesso e de desmonte das políticas públicas e direitos sociais, vamos buscar fazer uma análise sobre os impactos atuais.

TEMA 11: O direito à diferença: a luta contra as opressões – Vamos conversar sobre as situações de violação de direitos e violências cotidianas vividas por mulheres, população LGBT, negros, povos indígenas, e tantos outros. E vamos debater sobre como podemos trabalhar para construir uma sociedade em que as diferenças possam
conviver.

TEMA 12: O direito a cidade: Luta Antimanicomial e intersetorialidade
– Queremos defender e buscar garantir o direito a habitação, a mobilidade, a cultura e a tantos outros direitos. Construir uma reforma psiquiátrica antimanicomial passa pelo diálogo com a rede intersetorial.

TEMA 13: Geração de trabalho e renda e Economia Solidária
– Vamos reafirmar o direito ao trabalho e discutir o fortalecimento das iniciativas de geração de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidária para os usuários e familiares dos serviços substitutivos.

TEMA 14: Medicalização da sociedade
– A patologização da vida e a prescrição e uso indiscriminado de medicações é um problema atual. Vamos debater sobre isso e construir reflexões e formas de resistência frente a isso.

Carta de Bauru
https://antimanicomialsp.wordpress.com/cartas-da-luta-an…/…/

Manifesto em defesa da democracia, dos direitos sociais e por uma sociedade sem manicômios
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=br98113

INSCRIÇÕES PARA AS DELEGAÇÕES

Envie para o e-mail 30anosdeluta@gmail.com a inscrição de seu grupo, informando QUANTIDADE DE PESSOAS, FORMA DE TRANSPORTE (ônibus, van, micro-ônibus), CIDADE E ESTADO DE ORIGEM, DATA DE CHEGADA e UM CONTATO RESPONSÁVEL (com nome e telefone).

ATENÇÃO: O alojamento e a alimentação (café da manhã, almoço e jantar) serão garantidos apenas para as delegações (usuários, familiares e técnicos acompanhantes), sendo garantido um lanche da tarde para todos os participantes do evento, bem como material de credenciamento (pasta, bloco, caneta).

INFORMAÇÕES SOBRE O ALOJAMENTO

1) Serão aceitas apenas as reservas para o bloco fechado para os dois dias de evento.

2) A entrada no alojamento poderá se dar a partir das 14h do dia 07 de dezembro de 2017 e a saída deverá ser até às 10h do dia 10 de dezembro de 2017.

3) O local dispõe de chuveiros para banho, serviço de limpeza e água potável.

4) É necessário trazer além de pertences pessoais, roupa de cama, banho e repelente.

5) No local e nas proximidades não possui mercado e/ou área comercial, pois se trata de uma área rural.

6) Haverá ônibus disponíveis em determinados horários que farão o transporte gratuito dos participantes até o local do evento.

7) As reservas serão por ordem de solicitação.

8) As vagas são limitadas ao número de 700 pessoas.

9) Grupos de usuários podem ser acompanhados por técnico(s) responsável(s).

10) O alojamento é único e coletivo.

11) Algumas pessoas dormirão em camas (beliches) com colchão, outras em colchões no chão.

12) Não haverá custos para os usuários, familiares e técnicos acompanhantes (técnicos acompanhantes são aqueles que poderão acompanhar usuários, ou seja, as regras não se aplicam a todos os técnicos).

INFORMAÇÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO

1) As alimentações principais (café da manhã, almoço e jantar) serão fornecidas APENAS para as delegações (usuários, familiares e técnicos acompanhantes).

2) Cada pessoa receberá um ticket que dá direito às alimentações.

3) Os cafés da manhã ocorrerão no alojamento.

4) O jantar do dia 07/12/2017 será fornecido no alojamento.

5) Os almoços e jantares dos dias 8 e 9/12 serão fornecidos todos na Universidade do Sagrado Coração (local onde ocorrerá o encontro).

6) Cada pessoa terá direito apenas a um prato feito com suco e sobremesa.

7) Não haverá custos para os usuários, familiares e técnicos acompanhantes.

8) As refeições (café da manhã, almoço e jantar) serão divididas por turnos de horários (400 pessoas por vez).

9) Haverá lanche à tarde para todos os participantes do evento.

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Estão abertas as inscrições de 07/11/2017 a 19/11/2017 (até às 23h59) para a Feira de Economia Solidária que ocorrerá no Encontro de Bauru: 30 Anos de Luta!

Orientações:

O Encontro Nacional 30 Anos da Carta de Bauru, será realizado dia 08 e 09 de Dezembro, na cidade de Bauru, na Universidade Sagrado Coração.

A montagem das mesas será realizada no período da manhã do dia 08/12/2017.

Não poderá ser comercializado produtos alimentícios produzidos na hora, apenas produtos que já estejam prontos e devidamente embalados.

A confirmação da inscrição será realizada na semana do dia 20 de novembro, apenas pelo e-mail informado no formulário.

Caso exceda o número de inscritos, iremos considerar dois aspectos para a seleção:

  1. Diversidade de cidades e regiões do país;
  2. Diversidade de tipos de produtos.

AS INSCRIÇÕES PARA A FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA SERÃO REALIZADAS APENAS PARA GARANTIR O ESPAÇO PARA A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS. ELA NÃO ESTÁ ASSOCIADA COM ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM.

Link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePoi8bfqgzAtGFE_dBTONRmNcKogjMqgbfpI2lprZgl0PySw/viewform?c=0&w=1