Notícias

07/07/2015 - 9:56

Conpas realiza bate-papo online sobre os conceitos de vulnerabilidade e riscos sociais e a relação com a Psicologia

O objetivo do evento é discutir a atuação da categoria no SUAS e compreender os conceitos fundamentais à Política Nacional de Assistência Social e à Psicologia

VULNERABILIDADE-FB

VULNERABILIDADE-FBA Comissão de Assistência Social (Conpas) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove no próximo dia 8 de julho, quarta-feira, o bate-papo online “A conceituação de vulnerabilidade e riscos sociais na Política de Assistência Social e sua relação com a Psicologia”.

As convidadas ao bate-papo, Carla Bronzo e Roberta Romagnoli, abordarão as seguintes questões: qual é a contribuição da Psicologia para a compreensão dos fenômenos oriundos da vulnerabilidade social? Como os riscos sociais podem ser mitigados por potencialidades das pessoas, dos grupos e dos territórios? Qual a relação entre o empoderamento do usuário do SUAS e os processos de subjetivação?

A mediação será feita pela psicóloga Carla Andrea Ribeiro. O objetivo do bate-papo online é discutir a atuação da (o) psicóloga (o) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e compreender os conceitos fundamentais à Política Nacional de Assistência Social e à Psicologia no SUAS.

Participe! Envie suas perguntas para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais por meio da hashtag #PsicologianoSUAS

Sobre as participantes

Carla Andrea Ribeiro - psicóloga, com especialização em Gestão de Projetos, mestre em Ciência da Informação pela UFMG, analista de políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte e integrante da Comissão de Assistência Social do Conselho Federal de Psicologia.

Carla Bronzo – socióloga, doutorado em Sociologia e Politica pela UFMG, professora de Sociologia, Desenho e Avaliação de Programas Sociais, Pobreza e Proteção Social, coordenadora de cursos internacionais no campo da avaliação de programas sociais (EIAPP/CLAD/ENAP) e coordenadora de projetos de extensão dos alunos da Escola de Governo

Roberta Romagnoli - psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, pós-doutora em Análise Institucional pela Université Cergy Pontoise (França), professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas e pesquisadora do CNPq

 

Bate-papo online “Psicologia, organização política das (os) trabalhadoras (es) e a consolidação da Política Nacional de Assistência Social”
Dia: 8 julho (quarta-feira)
Horário: 17h às 19h
Link para a transmissão online no dia e horário do evento: https://youtu.be/TlWo0QFSt_Q
Acompanhe as atividades da Conpas pelo site: http://conpas.cfp.org.br/

Comentários

4 comentários
Marina Candian - 01/07/2015 6:33

Bom dia! Estou finalizando minha pós graduação em Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas – UNA e o tema do meu tcc abrange esses conceitos. Adoraria assistir, no entanto, esse horário é incompatível com meus compromissos. Terei como assistir depois? Como?

Obrigada!

Olá, Marina!

O video estará disponível no nosso canal no youtube logo após o evento

Marta Alexandre - 08/07/2015 19:10

Parabéns pelo bate-papo com Roberta e as Carlas!Sou Assistente social e psicóloga e percebo o quanto precisamos pensar e praticar abertos para relação transdisciplinar em que o saber e o poder diferentes e conectados potencializam a vida e liberam energia das famílias, dos indivíduos, das comunidades e de nós mesmos. Promovam outros momentos potentes como esse! A.

[...] Conpas realiza bate-papo online sobre os conceitos de vulnerabilidade e riscos sociais e a relação… [...]

Adicionar Comentário





6 − 4 =