Notícias

27/05/2015 - 12:34

Conpas realiza bate-papo online sobre a participação política da Psicologia no SUAS

A intenção é dialogar sobre o exercício profissional da categoria no processo de construção e consolidação do Sistema Único de Assistência Social. O evento acontecerá no dia 1º de junho, das 14h às 16h.

“Psicologia, organização política das (os) trabalhadoras (es) e a consolidação da Política Nacional de Assistência Social” será o tema do próximo bate-papo online, promovido pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). A intenção é dialogar com a categoria sobre o exercício profissional das (os) psicólogas (os) no processo de construção e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), refletindo a respeito da participação direta da Psicologia nas instâncias de controle social, na avaliação, definição de diretrizes e deliberação da gestão pública. O bate-papo será realizado no dia 1º de junho, das 14h às 16h.

Para apresentar suas experiências sobre a  participação da Psicologia no fortalecimento da organização política das trabalhadoras do SUAS e responder as dúvidas e observações da categoria estarão presentes  Enrico Braga, Analista de Políticas Públicas em Belo Horizonte e membro da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP, Mariana Prioli Cordeiro, do Instituto de Psicologia da USP, Vânia Maria Machado, presidente do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina, e Zuleide Cordeiro, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Mombaça (CE).

SUAS no Conpsi

O SUAS foi tema de algumas mesas durante o 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Conpsi), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, como nas notícias abaixo:

Conversa online “Psicologia, organização política das (os) trabalhadoras (es) e a consolidação da Política Nacional de Assistência Social”
Dia: 1º junho (segunda-feira)
Horário: 14h às 16h
Você pode enviar suas perguntas para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais por meio da hashtag #PsicologianoSUAS

Acompanhe as atividades da Conpas pelo sitehttp://conpas.cfp.org.br/

Comentários

7 comentários
Carla Azevedo - 31/05/2015 16:17

Olá, gostaria de saber se posso acessar o material em vídeo posteriormente.
Grata.

Olá, Carla!

O video estará disponível no nosso canal do youtube logo após o evento.

Ana Lucia da S. Margalho - 31/05/2015 21:58

O Tema e importante e necessário. A discussão on-line,sera aguardada com ansiedade.

maria regina hernandez - 01/06/2015 11:37

Acredito que é de extrema importancia definirmos a posição e as atividades da psicologia dentro do SUAS pois trabalho com eles e vejo que nos tornarmos meros objetos de atendimento grupal dos assistidos e sempre subordinados ao SUAS, gostaria de saber quais são as reais atribuições e até aonde é o nosso campo de atuação, pois devido a uma reunião que participei me parece que não está bem claro a ambas categorias… Aguardo resposta, grata, regina.

maria regina hernandez - 01/06/2015 11:43

Também gostaria de saber porque não criarmos um conselho municipal para nos fortalecermos dentro da politica publica e podermos desenvolver melhor o nosso campo de atuação dentro do município e não por região?

Claudia Vieira Lima - 01/06/2015 14:31

Gostaria de saber o porque os psicologos que trabalham no SUAS, tem que fazer 40 horas, visto que o serviço social faz 30 horas e somos todos profissionais do SUAS, ou seja, tecnicos de referencia, atendendo o mesmo publico e tendo um mesmo foco de trabalho. De maneira que a carga de trabalho emocional é a mesma. Os Conselhos deveriam se conversar e analisar muito bem esta situação.

Adicionar Comentário




Captcha *