Notícias

17/11/2016 - 15:56

Curso sobre Direitos Humanos na ética profissional tem novo módulo

Disponível no OrientaPsi, aula aborda concepção multiculturalista e emancipatória dos Direitos Humanos

Curso sobre Direitos Humanos na ética profissional tem novo módulo

A plataforma OrientaPsi já disponibilizou o segundo módulo do curso “A Perspectiva dos Direitos Humanos na ética do trabalho do(a) psicólogo (a)”, ministrado pela professora Vera Paiva, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH/CFP).

Na segunda aula, a professora explica como os Direitos Humanos são um princípio das práticas da vida cotidiana, de igualdade, liberdade e dignidade para todos. Ela recomenda aos estudantes e profissionais da Psicologia a leitura e apropriação da Declaração Universal de Direitos Humanos – instrumento que estabelece os Direitos Humanos como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos em nações.

O módulo também apresenta a concepção multicultural e emancipatória de Direitos Humanos, do pesquisador português Boaventura de Sousa Santos, segundo a qual, todas as culturas e valores devem ser respeitados e todos os conflitos de direitos negociados.

“Um princípio fundamental do trabalho com Direitos Humanos é a noção de reciprocidade de direitos. Se todos somos sujeitos de direito apesar de nossas diferenças, ninguém pode ser mais sujeito de direito do que o outro. Ou seja, o meu direito é o seu direito, senão será meu privilégio”, ressaltou Paiva.

Lançado em agosto de 2015, o OrientaPsi é uma plataforma interativa de debates, integração e aperfeiçoamento profissional e acadêmico do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Para acessar os cursos, basta estar inscrito no Sistema Conselhos de Psicologia.  e se cadastre usando o seu CRP.