Notícias

25/09/2015 - 12:25

Debate online discute terror e violência de Estado no Brasil

Evento promovido pelo CFP pretende discutir inserção do trabalho do (a) psicólogo (a) na prevenção e reparação dos danos da crueldade imposta aos sujeitos

Debate online discute terror e violência de Estado no Brasil

Na próxima segunda-feira (28/9), a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove o bate-papo online “Terror de Estado e Violência de Estado: Como prevenir? Como reparar os danos?”.

O terror de Estado é uma prática utilizada em regimes ditatoriais e de exceção, que envolve práticas ilegais de tortura, morte, desaparecimento forçado e perda dos direitos civis dos cidadãos em nome da defesa do Estado, além de tornar invisível a responsabilidade dos crimes cometidos. Também gera efeitos nas gerações seguintes, uma vez que o medo e o silenciamento operam em sua faceta perversa de quem viveu algo, mas não consegue falar sobre o vivido – uma vez que o trauma impede o trabalho psíquico e simbólico de elaboração, gerando manifestações sintomáticas que operam não somente no plano individual, mas socialmente no âmbito do coletivo.

Essa herança se evidencia nas práticas da violência de Estado, que ainda hoje persistem sob a forma da utilização de torturas e desaparecimentos forçados que continuam impunes. Neste panorama se inscreve o(a) psicólogo(a), que por meio de sua prática clínica pode intervir para prevenir e reparar os danos da crueldade imposta aos sujeitos.

O debate promovido pelo CFP pretende apontar algumas políticas de direitos humanos e de reparação psíquica que visam quebrar o silenciamento, dar direito à fala e proporcionar formas de escuta do sofrimento.

Participam do evento a psicóloga e coordenadora do Projeto Clínicas do Testemunho Rio de Janeiro e da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Vera Vital Brasil, o filósofo e docente da Universidade de Santa Cruz (RS), Julio Bernardes, e Catarina Pedroso, psicóloga, membro do Mecanismo de Prevenção e Combate a Tortura. A mediação será feita por Bárbara de Souza Conte, psicóloga e psicanalista, integrante da Comissão de Direitos Humanos do CFP e coordenadora do Projeto Piloto Clínicas do Testemunho do Rio Grande do Sul.

Para participar, as pessoas interessadas devem enviar suas perguntas e comentários para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais, com mensagens à página do CFP no Facebook https://www.facebook.com/conselhofederaldepsicologiaou publicações no Twitter, usando a hashtag #PapoPsi

Evento: Bate-Papo Online “Terror de Estado e Violência de Estado: como prevenir? Como reparar os danos?”
Data: 28 de setembro
Horário: 16h
Linkhttps://www.youtube.com/watch?v=6X18DU84Lls