Notícias

17/04/2015 - 11:47

Estudantes de Psicologia participam de estudo pioneiro na Antártica

O projeto Psicologia Polar realizou mapeamento de estressores ambientais e ocupacionais no Proantar

Estudantes de Psicologia participam de estudo pioneiro na Antártica

2014.Bote_estação chilenaOs estudantes de Psicologia Paola Barros Delben e Lucas Sousa Sombrio, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participaram, em outubro de 2014 e março de 2015, de uma pesquisa pioneira em Psicologia e Saúde na Operação Antártica (Operantar) XXXIII, ação do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) da Marinha do Brasil, que tem presença naquele continente. O projeto Psicologia Polar realizou mapeamento de estressores ambientais e ocupacionais que podem surgir no ambiente de trabalho, a fim de criar ferramentas de prevenção, controle e enfrentamento de demandas clínicas.

Com o diferencial da experiência in loco, o projeto teve como objetivo definir o cargo do profissional no Proantar, reconhecer seus limites e possibilidades, bem como ofertar atenção à saúde de militares e civis no contexto, tanto em pesquisa aplicada como de base. “No Brasil, os projetos de Psicologia na Antártica são ricos, mas voltados principalmente para a organizacional, com profissionais da Psicologia da Marinha atuando na seleção e treinamento de militares para a expedição. Há apenas mais um trabalho no Brasil considerável na área de Psicologia Polar, realizado por Cobra (2008; 2009) que, entretanto, se restringe a entrevistas pós expedição e análise documental”, explica  Paola Delben.

O Psicologia Polar procurou auxiliar na promoção da qualidade de vida aos 2014_paola (1)expedicionários, cientistas, militares e civis destacados para a missão.  A experiência durou, ao todo, 60 dias e os estudantes atuaram sob supervisão do professor Roberto Moraes Cruz, do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com duas bolsas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Eles estiveram na Antártica no verão, atuando no navio de apoio científico Ary Rongel, no navio polar Maximiano e visitando os Módulos Emergenciais Antárticos (MAEs). “Embarcamos no navio polar Almirante Maximiano e retornamos ao Brasil realizando as entrevistas/atendimentos/acolhimento e mapeamento final dos estressores ambientais e ocupacionais do contexto”.

De acordo com a estudante, foram mapeados estressores como a privação de sono voluntária; o planejamento insuficiente de turnos; o trabalho em intempéries, a incidência de luz solar nas estações do ano; a distância da família; o isolamento e o confinamento, restrições relacionadas à comunicação e ausência de privacidade nas instalações. “As principais consequências geradas por estes são: distúrbios do sono; prejuízos cognitivos, sobrecarga, alterações do ritmo circadiano, do humor e da percepção temporal; saudades; abuso de álcool e drogas; conflitos interpessoais; sintomas depressivos e ansiogênicos”.

2014.Indo.EstaçãoChileDelben  e Sombrio pretendem formalizar o projeto e dar continuidade ao trabalho, que entendem ser um investimento importante para o Proantar. Como resultado da pesquisa, já foram produzidos três estudos, todos submetidos e aceitos em congressos internacionais. Para uma nova missão os objetivos incluem, ainda, o projeto de mestrado de Delben e a conclusão do mapeamento e do perfil traçado da população. A dupla pretende, ainda, desenvolver um espaço na Internet, no modelo de outros projetos de pesquisa antárticos, para divulgar a experiência.

Proantar

O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) é um programa da Marinha do Brasil que tem presença no continente da Antártica desde 1982, e coordena a pesquisa e dá apoio operacional na região. Mantém uma estação de pesquisa durante todo o ano na Antártica (Estação Antártica Comandante Ferraz), bem como vários acampamentos sazonais. Também mantém navios de investigação que navegam nas águas da Antártica. A Operação Antártica é a mais complexa e extensa atividade realizada regularmente pela Marinha.

O projeto, enviado ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar) por Delben, foi recebido pelo Almirante Silva Rodrigues em dezembro de 2013 e apoiado pela Secretaria para Recursos do Mar, em Brasília, representada pelo comandante Antônio Teixeira.