Notícias

11/12/2013 - 21:29

Laicidade

Vídeo da série Psicologia e Diversidade está no ar

Laicidade

Já está no ar o quarto e último episódio da série “Psicologia e Diversidade sexual”, produzida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). O vídeo levanta o debate sobre a laicidade do Estado, a Psicologia e a liberdade religiosa – tidos como pilares da democracia e do bem estar social no Brasil. (veja aqui o vídeo)

O capítulo conta com trechos sobre o envolvimento da Psicologia e a questão da laicidade, entrevistas e depoimentos de especialistas e pessoas que lidam com o assunto. São abordadas, por exemplo, a separação entre a igreja e estado, o reconhecimento do valor da espiritualidade e de práticas religiosas, e a posição contrária à imposição de dogmas religiosos.

O Grupo de Trabalho Nacional – Psicologia, Religião e Laicidade, do Sistema Conselhos de Psicologia, destacou que a laicidade não implica alegar que as pessoas devam ser desprovidas de espiritualidade e da prática religiosa. Para eles, “pautar-se na obrigatória laicidade não significa negar uma interface que pode ser estabelecida pela Psicologia e a religião, e pela Psicologia e a espiritualidade”.

No Código de Ética da Psicologia há referências importantes sobre a laicidade. Um exemplo está nos princípios fundamentais que afirmam o “respeito na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade”, bem como a “eliminação de qualquer forma de discriminação”.

Além disso, as Resoluções CFP nº 1/99 e 18/02 ressaltam, respectivamente, os cuidados ligados à orientação sexual e ao preconceito racial que muitas vezes sofre interferência do dogma religioso.

Outros episódios da série

O primeiro vídeo, que recebeu o nome “Respeito”, foi publicado em 2 julho de 2013, trata do significado da Resolução CFP nº 1/99, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual. Foi produzido por conta da tentativa de derrubada da norma, na época, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

O segundo vídeo da série, intitulado “Somos diversos”, foi divulgado no dia 30 de julho, aborda a necessidade de conviver democraticamente na diferença ou na diversidade sexual.

O terceiro vídeo, chamado “Olhares diversos”, publicado em 26 de agosto, trouxe algumas das principais linhas da Psicologia sobre a questão da diversidade sexual e identidade de gênero. Também fala da responsabilidade de psicólogas (os) na diminuição dos preconceitos e da homo, lesbo e transfobia.