Notícias

15/12/2015 - 10:05

Manifestantes da luta antimanicomial ocupam Ministério de Saúde

A ocupação ocorre com uma revindicação única: a exoneração imediata deste coordenador, recém-nomeado pelo ministro da Saúde Marcelo Castro.

Manifestantes da luta antimanicomial ocupam Ministério de Saúde

A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), juntamente com o Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal, trabalhadores e trabalhadoras, familiares e pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ocuparam, na manhã desta terça-feira (15), a sala da Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde. A ação é uma manifestação contra a nomeação do novo coordenador de Saúde Mental Valencius Wurch Duarte Filho.

A ocupação ocorre com uma revindicação única: a exoneração imediata deste coordenador, recém-nomeado pelo ministro da Saúde Marcelo Castro. Na avaliação dos movimentos sociais, Wurch representa o retrocesso de direitos conquistados nos últimos anos com a política nacional de saúde mental, opinião compartilhada pelo Sistema Conselhos de Psicologia em nota (clique aqui para ler a íntegra do texto).

De acordo com a nota, “o indicado foi diretor do maior manicômio privado da América Latina, a Casa de Saúde Dr. Eiras de Paracambi, que foi fechado por ordem judicial em 2012 após anos de denúncias sobre violações dos Direitos Humanos, diante das condições subumanas a que os pacientes eram submetidos. Além disso, trata-se de um opositor histórico ao movimento antimanicomial, crítico ferrenho da Lei 10.216/2001 desde o início, que desqualifica os saberes e práticas da Psicologia e de outras ciências no campo da saúde mental ao taxar de meramente ideológico o fechamento dos manicômios”.

Várias manifestações acontecem dentro e fora do prédio do Ministério da Saúde com a participação massiva de pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

No período da tarde, acontecerá uma assembleia geral para definir os rumos da ocupação.