Notícias

27/05/2015 - 14:04

Nota de Esclarecimento: Julgamento de processo ético

Nos últimos dias foi dada grande repercussão ao julgamento relativo à denúncia contra a psicóloga Marisa Lobo Franco Ferreira Alves.

Nota de Esclarecimento: Julgamento de processo ético

Nos últimos dias foi dada grande repercussão ao julgamento realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) relativo à denúncia contra a psicóloga Marisa Lobo Franco Ferreira Alves.

As matérias e comentários veiculados nas redes sociais sugerem, de forma equivocada, que não houve punição ou que haveria mudança de postura do CFP, com relação ao trato das questões éticas. Tais comentários motivam o presente esclarecimento à categoria profissional e à sociedade.

O CFP cumpriu seu papel de julgar o recurso encaminhado pelo Conselho Regional (considerando o conjunto dos documentos que compõem o processo e a materialidade das provas), apreciou o recurso e deliberou, conforme os ritos, pela aplicação de penalidade prevista no Código de Processamento Disciplinar diferente daquela sugerida pelo Conselho Regional de Psicologia onde se instaurou e julgou em primeira instância o processo ético disciplinar.

Após o julgamento do recurso pelo CFP, o processo deve retornar ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná – CRP/08, no qual a Psicóloga apenada é inscrita, que tem a responsabilidade de divulgar oficialmente o resultado e executar a pena.

A sessão plenária de Julgamento Ético Disciplinar se ateve à materialidade dos fatos constantes do processo ético, sem viés ideológico e/ou punição às manifestações de caráter pessoal, sem vínculo com o exercício profissional.

O rigor com que o CFP tem tratado este e outros processos é inquestionável, podendo ser conferido através da comparação com julgamentos anteriores – que tratam exatamente da mesma matéria e com outra composição de Plenário do CFP.

Lamentamos, mais uma vez, que sejam emitidas opiniões sem conhecimento do que realmente ocorreu, baseadas em comentários veiculados em redes sociais e utilizando-se das mesmas para exporem a Psicologia e seus órgãos representativos.