Notícias

08/04/2014 - 18:07

Novo PL do Ato Médico pode ser arquivado

Proposta será apresentada na Comissão de Seguridade Social nesta quarta (9)

Novo PL do Ato Médico pode ser arquivado

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) – em conjunto com outras representações da saúde – ,  participou, nesta terça-feira (8/4), na Câmara dos Deputados,  de reunião que foi motivo de comemoração pelas profissões. Na ocasião, o deputado Eleuses Paiva ( PSD/SP ) sugeriu o pedido de arquivamento do PL6126/13, conhecido como Novo Ato Médico. Todas as entidades presentes se mostraram favoráveis à sugestão por não concordarem com o texto do PL.DSC_0270_site

Segundo o deputado, o tema é polêmico e não é prioritário neste momento, considerando a importância de decisões mais urgentes na área da saúde, como a questão do financiamento. “Este projeto vai tirar o foco de problemas muito mais importantes na área da saúde, além de não ter o entendimento das profissões”, reforçou.

Para a presidente do CFP, Mariza Borges, a reunião foi muito produtiva. “O deputado nos surpreendeu com a proposta daquilo que mais queríamos que acontecesse, que é o arquivamento deste projeto”, comemorou.  Segundo ela, é necessário, como ação futura, pensar em uma espécie de fórum de atuação multidisciplinar para discutir temas consensuais em prol da saúde pública.DSC_0267_site

O representante do Conselho Federal de Medicina, Wirlande da Luz, afirmou que a decisão pelo arquivamento foi unânime pelo fato de o projeto do governo não interessar nem às demais profissões da saúde nem aos médicos. “Portanto, o que nós queremos é que a casa arquive e enterre o projeto. Ele já foi votado e o que nós perdemos através dos vetos não foi de tanta importância que pudesse prejudicar o andamento da medicina”, afirmou.

Com o argumento de que o PL não é prioridade no momento para nenhuma profissão, o deputado Eleuzes Paiva afirmou que irá solicitar o arquivamento do PL à Comissão de Seguridade Social, durante sessão prevista para às 9h30 desta quarta-feira (9). Na ocasião, o deputado deve expor o que foi discutido na reunião entre as profissões de saúde.

DSC_0276_2

Além do CFP e do Conselho Federal de Medicina, estiveram presentes na reunião representantes dos conselhos federais de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Optometria e Nutrição.

Convidamos as (os) psicólogas (os) e demais profissionais da saúde a comparecem à Câmara dos Deputados amanhã , quarta-feira (9), na Comissão de Seguridade Social e Família, a partir das 9h30, em apoio ao arquivamento do PL 6126/13!