Notícias

23/03/2016 - 11:41

Revista Psicologia: Ciência e Profissão está de cara nova

Edição 36.1 já está na plataforma SciELO e, em breve, edição impressa será enviada às universidades

Revista Psicologia: Ciência e Profissão está de cara nova

Você conhece a revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP)? O periódico de produção científica da Psicologia publicado pelo Sistema Conselhos está com novo visual e encontra-se no primeiro volume de sua 36ª edição. Foi publicado na plataforma SciELO neste mês e, nos próximos dias, será distribuído para as universidades e faculdades com cursos de Psicologia.

Para o editor do periódico, Roberto Moraes Cruz (conselheiro do Conselho Federal de Psicologia), as mudanças que vêm sendo realizadas na revista desde o ano passado visam adaptar a PCP às novas exigências da base de dados da SciELO, definidas em novembro de 2014, a fim de que mantenha sua classificação como Qualis A2 de produção científica e chegar ao selo Qualis A1 de excelência. As alterações se referem ao processo de editoração on-line, com automatização de procedimentos em diferentes formatos, dispositivos eletrônicos e de verificação de elementos textuais/bibliográficos, critérios mínimos de participação de editores associados, revisores e autores estrangeiros, e quantidade mínima de artigos a serem publicados anualmente, em português e inglês.

A Revista Psicologia: Ciência e Profissão é, reconhecidamente, um periódico de ampla repercussão na comunidade acadêmica e profissional da Psicologia. Nos últimos três anos, foram submetidos 877 artigos e relatos de experiência, com uma média anual de 292. Esses dados, que refletem a receptividade da Revista entre os seus interessados, indicam, também, a necessidade do trabalho diligente e cuidadoso na valorização dos artigos recebidos e no seu devido processo de avaliação.

Leia os artigos da PCP 36.1.

Confira a entrevista concedida pelo conselheiro Roberto Cruz na edição 112  do Jornal do Federal sobre as mudanças na revista Psicologia: Ciência e Profissão.