Notícias

04/06/2022 - 8:55

11º CNP: grupos de trabalho apreciam propostas que serão encaminhadas para a Plenária

As delegadas(os) analisam as 308 propostas sistematizadas durante as etapas regionais

11º CNP: grupos de trabalho apreciam propostas que serão encaminhadas para a Plenária

No segundo dia de atividades do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), as(os) 375 psicólogas(os) eleitas(os) delegadas(os) durante os Congressos Regionais de Psicologia (Coreps) estiveram reunidas(os) para a apreciação das propostas que serão aprovadas pela Plenária do CNP.

Foram formados nove grupos, divididos em três eixos, para apreciar as 308 propostas aprovadas e sistematizadas nas etapas regionais. A aprovação das propostas apreciadas nesta sexta-feira (3) será  definida nos trabalhos de sábado (04) e domingo (5), em Plenária transmitida em tempo real pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

As propostas irão compor o Caderno de Deliberações do 11º CNP, com as diretrizes de atuação para o  próximo triênio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). Os temas avaliados foram divididos em três eixos orientadores: 1)Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 2)Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; 3) O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

Com o tema O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais, o 11º CNP marca um chamado para o fortalecimento de ações em defesa do Estado democrático.

Entre os temas debatidos nesta sexta-feira pelas psicólogas e psicólogos estão: condições de trabalho, democratização do Sistema Conselhos, a relação com as entidades, transparência, emergências e desastres, crianças e adolescentes, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, educação, relações raciais, avaliação psicológica, psicoterapia, relação com a Justiça e ampliação do exercício profissional, entre outros. 

11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP)
Realizado a cada três anos, o CNP não é um congresso científico-acadêmico, é o evento pelo qual é construída a agenda política da Psicologia brasileira. Por meio do CNP, a categoria tem garantida a sua participação democrática, como espaço de discussão e de transformação do funcionamento e das ações do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais.

A atividade pode ser acompanhada, em tempo real, nos perfis oficiais do CFP no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter. Acesse a programação do evento.